AUXERRE, DA FRANÇA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Essa é a Association de la Jeunesse Auxerroise, um clube de futebol francês da região Borgonha. É um dos únicos clubes bem sucedidos no país vindo de uma cidade pequena

O clube foi fundado no ano de 1905, com o nome de Association de la Jeunesse Auxerroise (que perdura até hoje). Como o nome indica – associação da juventude de Auxerre -, desde sua fundação o clube tem vocação para o trabalho com jovens. Outra característica sua é a ligação com a igreja. Seu fundador era padre e manteve grande influência sobre o clube por décadas, tendo dirigido a equipe de futebol até 1946. Quatro anos mais tarde, Deschamps faleceu, e a diretoria homenageou o fundador rebatizando o estádio do time com seu nome.

O Auxerre foi eneacampeão do campeonato regional de Borgonha, antes de ser expulso de sua terra natal devido à Primeira Guerra Mundial. Passou mais de vinte anos sem disputar campeonato importantes, até ingressar na Liga Regional de Borgonha, em 1945-46, que dava acesso às principais divisões nacionais.

Em 1961 o clube contratou um novo técnico, o que mudou sua história. Para o Auxerre, o técnico Guy Roux não é apenas o maior ídolo do clube – é a própria personificação da história do clube. Para se ter uma ideia, em setembro, Roux quebrou o recorde de partidas por um treinador na primeira divisão francesa: 782. Para atingir essa marca, Guy levou 22 temporadas, feito alcançado em 2002, mas ele não parou por aí. Comandou o clube de 1961 até 2005, período no qual o Auxerre conquistou os principais títulos da sua história. 

Foi campeão regional em 1969-70, ingressando na Terceira Divisão nacional do ano seguinte. Em 1973-74, ascendeu à Segunda Divisão e, seis anos depois, à Primeira Divisão, onde permaneceu até a temporada de 2011-12, quando foi rebaixado para a segunda divisão.

Seus principais títulos são o Campeonato Francês de 1995–96, quatro Copas da França, em 1993–94, 1995–96, 2002–03 e 2004–05, a Copa Intertoto da UEFA de 1997 - todos eles conquistados sob o comando de Guy Roux.

Alguns dos jogadores de maior sucesso que passaram por lá foram Laurent Blanc, Philippe Mexèx, Scifo, Djibril Cissé e Éric Cantona.

Nossa versão foi feita em lentes de 42mm com arte semelhante à chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi na década de 1990.  Clique aqui para ver todos os modelos estilo quarta fase que já fizemos.

Comentários