BOLTON WANDERERS, DA INGLATERRA

Esse é o Bolton Wanderers Football Club, um clube de futebol profissional baseado na cidade de Bolton, localizada na Grande Manchester, Inglaterra. Apesar da grave crise financeira que o clube enfrenta hoje, em um passado não muito distante o clube já contou com craques como Hidetoshi Nakata, Jay-Jay Okocha e Nicolas Anelka entre seus jogadores. 

O Bolton foi fundado fundação data em 1874, quando estudantes da Christ Church Sunday School criaram um clube de recreação, com o objetivo de fomentar a prática do esporte. Três anos depois a nova agremiação adotaria o nome Bolton Wanderers.

No início, o time ganhou destaque disputando campeonatos regionais de menor expressão. O primeiro grande desafio da equipe foi em 1881/82, quando participou pela primeira vez da Copa da Inglaterra, o principal torneio à época. Apesar de alguns insucessos, o time conseguiu se firmar como um dos notáveis daquele momento, tanto que foi convidado a participar da primeira edição do Campeonato Inglês, que aconteceu em 1888.

Até o fim do século XIX a única passagem memorável para a história do Bolton foi em 1895, quando o time passou a jogar no Burnden Park, um estádio recém-construído que, posteriormente, ficaria conhecido como um dos grandes palcos da história do futebol inglês. Em campo, o Bolton só fazia temporadas medianas. Apesar de não ficar ameaçado pela queda, também nunca chegou perto das primeiras posições. A situação ficaria pior com a chegada do século XX. Logo em 1901/02, o time fez campanha ruim no campeonato inglês e acabou relegado à segunda divisão. O retorno não demoraria a acontecer, mas mais uma vez não significaria briga por títulos. O Bolton começaria sua história como um dos times “elevador”, que costuma alternar muito de divisão.

As mudanças só começaram após a paralisação que aconteceu na segunda metade da década de 1910, em decorrência da Primeira Guerra Mundial. No início dos anos 1920, o Bolton conseguiu suas maiores glórias até os dias atuais. Foi nesse período que o clube conquistou três de suas quatro Copas da Inglaterra. 

Curiosamente, um dos seus principais momentos foi deixado de lado pela situação em que aconteceu. Durante a paralisação do Campeonato Inglês por causa da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos 1940 e 1946, os times continuaram em atividade disputando o que chamavam Campeonato de Futebol da Guerra. Em 1944/45, o Bolton sagrou-se campeão do Campeonato Futebol da Guerra. O título, porém, não é reconhecido como um Campeonato Inglês.

O distintivo do Bolton Wanderers consiste nas iniciais do clube em forma de bola, com um pergaminho vermelho e a rosa de Lancashire por baixo. O emblema atual é uma releitura de um projetado em 1975 que foi substituído em 2001 por um distintivo que reteve as iniciais reconhecíveis, mas que não foi muito bem aceito pelos fãs por causa das fitas que haviam no escudo. Esse design atual foi bem recebido pelos fãs que viam as fitas como uma má escolha. 

Desde 2015, Bolton está encontra-se em uma grave crise financeira, e entrou em administração judicial em maio de 2019 e foi comprado por novos proprietários em agosto de 2019. Além das já citadas 4 Copas da Inglaterra, o clube também já venceu a terceira divisão inglesa por três vezes. 

Nossa versão foi montada em 2018, com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários