CAGLIARI, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Cagliari Calcio, um clube de futebol da cidade de Cagliari, na região da Sardenha, Itália. É o time mais tradicional da Sardenha e o único da região a ter participado das Séries A e B.

Fundado em 1920, o Cagliari passou os primeiros anos de sua história alternando nas divisões inferiores, conquistou naquele período a Série C italiana três vezes, nas temporadas, mas sem sucesso nas disputas na Série B.

Apenas no início início da década de 1960 a história começa a mudar, o que depois viria a ser uma das maiores ascensões do futebol italiano. Um dos grandes acertos da época foi contratar o futuro craque Luigi Riva, que viria a fazer história na equipe, e também na Seleção Italiana. Já com Luigi Riva no ataque a equipe Sardenha consegue seu primeiro acesso a Série A italiana na temporada 1963-1964, onde termina a competição como vice-campeão, ficando atrás apenas da equipe do Varese.

Em 1964-1965, o Cagliari enfim estreava na Série A italiana, e surpreendeu a todos ficando com uma competente sexta colocação no campeonato. Na temporada 1968-1969 a equipe bate na trave tanto no Campeonato Italiano quanto na Copa da Itália, perdendo para a Fiorentina a Serie A por apenas quatro pontos e chegando ao quadrangular final da copa junto com as equipes da Roma, Foggia e Torino, terminando com seis pontos, três a menos que a campeã Roma.

No ano seguinte, enfim o Cagliari se sobressai e se torna o grande campeão italiano. A equipe termina a competição com 45 pontos, quatro pontos a mais que o vice líder Internazionale. Luigi Riva marca 21 gols terminando como artilheiro da competição, marcando de uma vez por todas seu nome na história do clube. Na Copa da Itália, a equipe termina na terceira posição.

Com resultados razoáveis após o título, a equipe entraria em um processo de decadência quase tão rápida quanto foi a sua ascensão. Em 1975-1976, seis anos depois do título italiano, a equipe é rebaixada novamente para a Série B.

Na temporada 1988-1989 a situação melhora com a chegada do técnico Claudio Ranieri. Na temporada 1989-1990 a equipe novamente obtêm êxito, conquista o segundo acesso seguido e retorna à elite do futebol italiano. Desde então a equipe mescla temporadas razoáveis e ruins, revezando entre a primeira e a segunda divisão. 

Seu melhor momento foi sem dúvida o título da Serie A de 1969-70. Outras campanhas de destaque foram a conquista da Serie B 2015-16, e foi semifinalista da Copa da UEFA de 1993-94.

Nossa versão foi feita em lentes de 45mm com arte baseada em um modelo antigo da Crak´s, ainda na década de 1980.

Comentários