CREMONESE, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Essa é a Unione Sportiva Cremonese, uma agremiação poliesportiva italiana, sediada na cidade de Cremona, Itália. Foi o clube que revelou Gianluca Vialli ao mundo. Atualmente disputa a Série B, equivalente à segunda divisão do futebol italiano.

A Cremonese doi fundada em  1903, no restaurante La Varesina, da praça Sant'Angelo, em Cremona, por um grupo de amigos como sociedade poliesportiva, com o objetivo de difundir e facilitar entre a juventude a educação física, o amor ao exercícios esportivos, à disciplina e à concórdia, onde possa ser útil a si e à pátria.

Em 1913, após a fusão com a Associazione Calcio Cremona, a Cremonese decide se filiar à Federação Italiana para o campeonato de promoção (Série B). Na sua estreia no mundo do futebol oficial, o time de Cremona venceu o campeonato de promoção 1913-1914 e foi promovido à primeira categoria. Nessa ocasião a sociedade decidiu mudar as cores oficiais para cinza e vermelho, que ainda hoje representam um sinal distinto da equipe. Infelizmente essa foi uma glória passageira, pois a equipe nunca conseguiu se firmar na elite do futebol italiano, chegando a cair para o nível das ligas amadoras algumas vezes.

No início da década de 1980 a Cremonese revela um impressionante jogador em suas categorias de base: Gianluca Vialli fez sua estreia como profissional com apenas 16 anos de idade. Na temporada 1983-1984 a Cremonese retorna à Série A após 54 anos de espera. Em sua primeira temporada na elite, a equipe, órfã de Vialli, que se transferira à Sampdoria, a equipe não foi bem e voltou à Série B, apesar do reforço de alguns atletas, como o atacante Juar
y, ex-Santos.

Na temporada 1985-1986, o time conseguiu novamente o retorno à Série A, mas novamente o rebaixamento é imediato, embora tenha contado com os gols da revelação argentina Gustavo Dezotti. 

Com a chegada de Gigi Simoni, no verão de 1992, a equipe viveu anos mais gloriosos. Consegue a promoção à Série A, em 1992-1993 com o recorde de vitórias consecutivas para um time profissional italiano (8). Permanece três temporadas consecutivas na Série A, obtendo um décimo lugar na classificação como seu melhor alcance, em 1993-1994.

Depois dessas três temporadas na Série A, a equipe voltou a viver um período difícil. Em apenas duas temporadas, afunda da Série A à Série C1 (1996-1997), chegando até mesmo à Série C2, em 1999-2000. Sempre em dificuldades financeiras, a equipe oscila entre a segunda e terceira divisão italiana.

Embora a Cremonese nunca tenha se destacado na Série A, calhou de o time fazer suas últimas passagens pela primeira divisão italiana justamente na época que o Canal Bandeirantes transmitia o campeonato italiano por aqui, com narração de Silvio Luiz e comentários Silvio Lancelotti. Talvez por isso o time foi incluído na linha de produção da antiga Crak´s.

Nossa versão foi feita em lentes de 45mm com arte baseada em um modelo antigo da Crak´s, ainda na década de 1980.

Comentários