METROPOLITANO, DE BLUMENAU-SC - DOIS ANOS DE PUBLICAÇÕES DIÁRIAS

Esse é o Clube Atlético Metropolitano, um clube de futebol brasileiro sediado na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Atualmente disputa a Série D do Brasileirão e a Série A do Campeonato Catarinense.

Foi fundado em 2002 com o fim de resgatar o futebol blumenauense, afastado das principais competições oficiais desde 1998. Seu nome é uma referência à Região Metropolitana de Blumenau. 

Em 2004, mesmo sabendo das dificuldades financeiras nas competições de acesso à 1ª Divisão, o Metropolitano resolve ousar e contrata o experiente e consagrado goleiro Ronaldo Giovanelli, ex- Corinthians e Seleção Brasileira. No entanto, é outra contratação, menos impactante, que acaba revelando o grande primeiro ídolo do clube: o atacante Diego Viana. Diego, gaúcho com passagens por Juventude e Avaí, torna-se o artilheiro da equipe na Série A2, havendo, inclusive, marcado o 100º gol oficial do Metropolitano. Depois de dois anos de profissionalismo, o Clube Atlético Metropolitano consegue o seu acesso a principal competição estadual de Santa Catarina, após seis anos ausente, Blumenau volta a ter um representante seu na principal competição estadual, pelas mãos do Metropolitano, com apenas dois anos de fundação, o caçula do futebol blumenauense.

Em 2007 o clube foi convidado a disputar na Áustria o Torneio Internacional Centenário do FC Lustenau. O Metropolitano, que até então nunca havia disputado um jogo oficial fora de Santa Catarina, de repente se vê em gramados internacionais. Na Áustria, venceu o anfitrião FC Lustenau 07 e o suíço  Fussballclub St. Gallen 1879, sendo o campeão do torneio. Os torcedores em Blumenau, que acompanharam o jogo via internet, festejaram muito, saindo em carreata pela cidade. O Metropolitano chegava ao seu primeiro título profissional, e internacional, o que é um privilégio para poucos. Na chegada em Blumenau, outra festa em frente à Prefeitura.

Dez anos depois, em 2017, pela primeira vez o clube é rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Catarinense. Em 2018, com nova administração, o clube se classificou para as semifinais da Série B Catarinense, bateu o Camboriú e na na final venceu o Marcílio Dias, sagrando-se campeão estadual da Série B, garantindo o retorno a Série A do Catarinense.

Atualmente seus títulos no futebol profissional são o Torneio Internacional Centenário do FC Lustenau e o Campeonato Catarinense Série B de 2018.

Acabamos de completar DOIS anos de publicações diárias. Temos ao menos um post por dia desde 18 de janeiro de 2020. Pode conferir!

Comentários