MOGI MIRIM EC, DE MOGI MIRIM-SP, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Mogi Mirim Esporte Clube, da cidade de Mogi Mirim-SP. Quem não se lembra do famoso “carrossel caipira”, formado no início da década de 1990 pela forma tática parecida com que a Holanda atuou na Copa de 1974?

O clube foi fundado em 1932 e logo em seu primeiro ano de vida já se inscreveu no Campeonato Amador do Interior, sendo campeão no ano seguinte. Apenas na década de 50 que a equipe se profissionalizou, disputando a Terceira Divisão (atual A3).

Na década de 1980, com a entrada de Wilson Fernandes de Barros no comando administrativo do clube, a equipe dá uma grande arrancada e chega à Primeira Divisão (atual A1), em 1986. Em 1985, conquistou o título da Segunda Divisão (atual A2).

Foi destaque do Campeonato Paulista em 1992 e 1993, tendo ganhado a alcunha de "Carrossel Caipira", graças a formação tática comandada pelo técnico Vadão e pelo meia Rivaldo desde o ano anterior, com estilo parecido ao do Carrossel holandês na Copa de 74. O encaixe do elenco foi perfeito e de tanto girar, o Carrossel Caipira atordoou adversários por onde passou. Para os grandes clubes da capital, o Sapo ficou conhecido como o time do interior mais difícil de ser batido.

Em 1992 o Sapo conquistou o título da "Copa 90 Anos da Federação Paulista de Futebol" e do Grupo Amarelo do Campeonato Paulista. Por pouco o time não chegou à final do Paulistão. No ano seguinte, o Carrossel continuou a girar realizando belas partidas, como quando venceu a forte equipe do Palmeiras no Palestra Itália, por 2x1, além de ter vencido o Torneio Ricardo Teixeira e conquistado o vice do Torneio João Havelange, sendo esta a ultima competição do Carrossel Caipira.

No meio de 1993, terminava o “tour” do Carrossel Caipira, desmontando o time por questões infelizmente óbvias para clubes do interior, inclusive Rivaldo, um dos seus principais jogadores. Em 2010, este time foi tema do documentário "Carrossel Caipira: o fenômeno tático do interior".

Em 1995, o Mogi Mirim EC novamente conquistou o título do Campeonato Paulista da Série A-2. Em sua história também se destacam o vice-campeonato da Série-C do Campeonato Brasileiro, em 2001.

Em 2019, já na quarta divisão paulista, o Mogi decidiu encerrar suas atividades no futebol profissional,  mantendo suas atividades apenas nas categorias de base.

Nossa nova versão foi confeccionada em lentes de 42mm com arte baseada na chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi.

Comentários