PARNAHYBA SC, DE PARNAÍBA-PI

Esse é o Parnahyba Sport Club, um clube de futebol da cidade de Parnaíba-PI. Conhecido como o Tubarão do Litoral, é o clube mais antigo do Piauí.

O clube da Camisa Azul foi fundado em 1913 por desportistas parnaibanos. Através da Casa Inglesa e da Companhia de Navegação Booth-line, dois comércios da cidade com sede em Liverpool, na Inglaterra, o futebol foi difundido em Parnaíba. Com as cores tradicionais de Liverpool (vermelho) e Everton (azul), em alusão ao maior clássico do futebol mundial à época, foram criados o ‘Camisa Vermelha’, que no futuro ficou conhecido por International Athletic Club, e o ‘Camisa Azul’, que mais tarde ficou conhecido por Parnahyba Sport Club.

O Camisa Vermelha foi fundado e mantido pelo empresário Septimus Clark, já o Camisa Azul foi fundado e mantido por José de Moraes Correia. Dessa maneira, surgiram os dois primeiros clubes do Piauí.

O primeiro título do Parnahyba chegou já em 1916, quando o Tubarão conquistou a Liga Sportiva Parnahybana, que contava apenas com clubes do litoral e era reconhecida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Até 1940, o Tubarão conquistou o torneio parnaibano mais seis vezes: 1924, 1925, 1927, 1929, 1930 e 1940.

É importante que se diga que, entre 1918 e 1940, eram realizados dois campeonatos no futebol piauiense, um envolvendo apenas times da capital Teresina e outro envolvendo somente clubes de Parnaíba. Os títulos conquistados por times teresinenses e parnaibanos, porém, não são considerados pela Federação de Futebol do Piauí nos números do Campeonato Piauiense, que foi instituído apenas em 1941.

Na década de 1930 o Parnahyba passou por um período conturbado da sua história e paralisou suas atividades, deixando de participar de competições oficiais. Isso só mudou com a chegada de Pedro Alelaf.

No fim de março de 1936, Pedro Alelaf chegou a Parnaíba com o sonho de dar sequência à sua carreira de futebolista. Junto com o irmão Salomão Alelaf, reativou o Parnahyba e por lá ficou por 68 anos, primeiro como jogador, depois como dirigente. Foi dele o primeiro gol no retorno do Tubarão ao futebol piauiense, na goleada por 6 a 2 sobre o Flamengo.

A reativação do Parnahyba e o primeiro gol no retorno do clube ao futebol garantiram a Pedro Alelaf popularidade e prestígio na cidade, que ele respondia com determinação e qualidade dentro de campo, atuando por 10 anos como jogador do Tubarão.

Em 1946, Pedro Alelaf resolveu pendurar as chuteiras e despediu-se dos gramados. Mas a sua relação com o Parnahyba continuou firme, já que após a aposentadoria, ele assumiu a presidência do clube, cargo que ocupou até o dia 13 de abril de 2004, quando faleceu.

O primeiro título piauiense do clube veio apenas em 2004, logo após a morte de Sr. Pedro. O Tubarão conquistou o Campeonato Piauiense depois de vencer o primeiro e o segundo turnos da competição. Desde então foram 13 campeonatos piauienses, o último em 2013, e 3 Taças do Piauí, a última em 2017.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Crak´s.

Comentários