Essa é a seleção japonesa de futebol de juniores do anime Captain Tsubasa, exibido atualmente pelo canal Cartoon Network e disponível no streaming Amazon Prime Video. A história é fictícia, mas a história do protagonista tem clara inspiração no jogador Musashi Mizushima, que vestiu a camisa do São Paulo FC entre 1975 e 1985 e foi um astro no território japonês.
Podemos dizer que a história do anime começa em 1975. Naquele ano, o São Paulo deixou que o jovem meia-atacante de 11 anos de idade Musashi Mizushima treinasse na base do clube. Musashi deixou tudo para trás em sua terra natal e sua determinação para vencer no mundo do futebol ficou conhecida em todo o país. Na época, o futebol no Japão não era profissional e os nipônicos nunca tinham disputado uma Copa do Mundo. Logo, as esperanças por dias melhores no esporte estavam nos pés de Musashi. Veja mais sobre a história de Miyamoto Musashi aqui.
Anos depois, em 1981, o fã de futebol e escritor iniciante Yoichi Takahashi decidiu produzir seu primeiro mangá (HQ) e usou o futebol como tema, empolgado com a globalização do esporte. O objetivo era tornar o futebol mais popular no Japão. Usando personagens carismáticos e sonhadores, criou "Capitain Tsubasa", que logo caiu nas graças do público. A mangá (HQ) e mais tarde o anime (TV) "Capitain Tsubasa" foi apoiado pela Associação de Futebol do Japão. Sua primeira versão no mangá foi publicada entre 1981 e 1988.
Na saga, um garoto prodígio chamado Tsubasa Ozora de 11 anos de idade disputa um torneio interescolar e tem o sonho de ir para o Brasil para se desenvolver como jogador de futebol. Qualquer semelhança com Musashi Mizushima não era coincidência. Como o atleta era homônimo de um herói japonês, o samurai Miyamoto Musashi, o escritor Yoichi Takahashi aproveitou a semelhança dos nomes para criar seu enredo. Miyamoto Musashi, no épico histórico, tinha como arquirrival um samurai chamado Sasaki Kojirõ – tal qual Tsubasa Ozora possui um adversário no mangá: o atacante Kojiro Hyuga. Além disso, após sua ida ao Brasil, Musashi Mizushima foi apelidado no Japão como Asas de Ícaro, pela ambição de voar mais alto. Por isso, o personagem do mangá foi batizado como Tsubasa Ozora, que significa Asas do Céu em japonês.
Captain Tsubasa foi originalmente publicada na Weekly Shōnen Jump entre 1981 e 1988 e foi um sucesso instantâneo no país e ajudou a melhorar a imagem e a reputação da Seleção Japonesa de Futebol. Foi exportada e bem recebida na América do Sul, Europa e Oriente Médio. A série já foi conhecida inicialmente como Super Campeões no Brasil, e ainda como Capitão Falcão (1ª exibição) em Portugal. É conhecida por Campeões: Oliver e Benji em Portugal, e no Brasil como Capitão Tsubasa desde 2018.
SPOILER ALERT - Nossa versão é baseada na seleção japonesa do Campeonato Mundial De Juniores De Futebol, que na última versão produzida foi disputada na França. O uniforme e os números dos jogadores são os mesmos utilizados no último remake do anime, de 2018. Nessa competição o Japão venceu a Itália do goleiro imbatível Gino Ernando por 2-1, a Argentina do fantástico Juan Días por 4-3, venceu a seleção da casa, a França do galã Elle Sid Pierre, e do goleador, Louis Napoleon num jogo que terminou num empate 4-4, e que o Japão venceu nas grandes penalidades por 5-4. Na final o Japão é campeão ao vencer a Alemanha do craque Schneider. Depois disso, Tsubasa vai jogar no Brasil.
Comentários
Postar um comentário