K. LIERSE, DA BÉLGICA

Esse é o Koninklijke Lierse Sportkring, ou simplesmente Lierse S.K. Foi um dos clubes de futebol mais tradicionais da Bélgica, sediado na cidade de Lier, província de Antuérpia. Antes de fechar as portas o clube revelou o atacante Lukaku ao mundo.

O clube foi fundado em 1906 e venceu o campeonato belga por 4 vezes, nas temporadas de 1931-32, 1941-42, 1959-60 e a última em 1996-97. Nessa última passagem, ficou na primeira divisão de 1988 a 2007. 

O atacante Romelu Lukaku se juntou ao clube aurinegro em 2004, vindo de um clube amador, e ficou na categoria de base do clube até 2006, anotando incríveis 121 gols em 68 partidas (média de 1,78 gol/jogo). Nesse ano o Lierse quase foi rebaixado para a 2ª divisão nacional, após terminar em penúltimo lugar no Campeonato Belga, e entrou em dificuldades econômicas, apesar de ter conseguido se manter na elite após disputar o playoff da queda.

O o gigante Anderlecht, um dos maiores times do país, aproveitou o momento delicado e contratou um pacote com 13 dos melhores atletas que o Lierse tinha disponíveis, incluindo o então garoto Lukaku, que tinha números extraordinários na base. No ano seguinte, com um time ainda mais fraco, o Lierse foi rebaixado. 

O retorno à elite só aconteceu na temporada 2010/11, e, ainda assim, a muito custo. Mais uma vez, o time quase foi rebaixado, mas escapou na rodada final ao terminar um ponto à frente do Eupen. Nos anos seguintes, o Lierse fez campanhas medíocres, sempre terminando próximo à zona do rebaixamento, e acabou degolado de novo em 2014/15, fechando a liga nacional na lanterna.

A nova queda foi praticamente a sentença de morte do clube. A agremiação ainda conseguiu sobreviver às duras penas até maio de 2018, quando o então dono da equipe, um empresário egípcio, tentou uma última cartada para manter o time vivo: achar um comprador. Ele conversou com interessados, mas ninguém quis assumir a dívida do Lierse. Sendo assim, estava encerrada assim a história do Koninklijke Lierse Sportkring, nascido em 6 de março de 1906 e "morto" em 9 de maio de 2018.

Como é muito comum no futebol europeu, o Lierse acabou renascendo com outro nome. Para ser exato, com dois nomes. 

Do espólio aurinegro, foram feitas duas fusões com times próximos: o Lyra, formando o K. Lyra-Lierse Berlaar, e com o Oosterzonen, que deu origem ao K. Lierse Kempenzonen. Nas negociações, o Lyra-Lierse assumiu parte da estrutura da antiga equipes, enquanto o Lierse Kempenzonen ficou com o distintivo original e o estádio Herman Vanderpoortenstadion, que tem capacidade para quase 15 mil torcedores.

Atualmente, o Lyra-Lierse está nas divisões amadoras do futebol belga, enquanto o Lierse Kempenzonen irá disputar a 2ª divisão em busca do acesso à elite.

Antes da falência, além dos 4 títulos no campeonato belga, o clube também venceu a segunda divisão por duas vezes, além de duas Copas da Bélgica. 

Nossa versão foi montada com decalques em lentes originais da quarta fase da antiga Brianezi. Todo o kit foi presente de um amigo e vai ficar na coleção por muito tempo.

Comentários