Essa é a seleção chilena de futebol, representante do Chile nas competições de futebol da FIFA e CONMENBOL.
O início da seleção chilena não foi nada animador. Seu primeiro jogo foi em 1910, contra a seleção argentina, onde perdeu por 3 a 1. Depois disso o time ficou dezessete anos sem vitórias, até a goleada de 7 a 1 contra a estreante seleção boliviana na Copa América.
O Chile participou de nove Copas do Mundo de Futebol, sendo a primeira em 1930. Voltou a participar em 1950, em 1962, em 1966, em 1974 e em 1982. Entre 1990 e 1994, o Chile foi barrado de participar das disputas de Copa do Mundo pela FIFA como resultado de um incidente durante um jogo das eliminatórias para a Copa de 90 contra o Brasil, quando o goleiro chileno Roberto Rojas fingiu estar seriamente ferido por um rojão jogado pela torcida brasileira, para forçar um abandono da partida.
Voltou em 1998, ficando pelas oitavas de final, após perder para o Brasil. Depois voltou em 2010, ficando novamente nas oitavas, perdendo novamente para o Brasil. Em 2014 a história se repetiu: derrota para o Brasil nas oitavas, porém em um confronto mais equilibrado com o empate de 1 a 1 no tempo normal e a vitória brasileira nos pênaltis. Vale ressaltar que o Chile jogou melhor durante boa parte da partida e poderia ter vencido na prorrogação, quando o centroavante Pinillia acertou o travessão.
Na Copa América o Chile possui dois títulos, sendo que faturou o seu primeiro caneco em 2015 nos pênaltis contra a Argentina e em 2016 novamente nos pênaltis diante da Argentina, conquistando o seu segundo título. Também conseguiu uma medalhe de bronze nas Olimpíadas de 2000, em Sydney.
A versão acima foi baseada no time campeão da América.
Comentários
Postar um comentário