VILLAREAL, DA ESPANHA, DE NOVA ROUPA VELHA

Esse é o Villareal Club de Fútbol, também conhecido como submarino amarelo. É um clube de futebol espanhol, da cidade de Villarreal, na Província de Castellón, na Comunidade Valenciana.

O clube surgiu em 1923 com o intuito de promover o esporte na cidade de Villareal. No início, o clube, que hoje é conhecido por suas cores amarelas, adotou um uniforme com camisas brancas e bermudas pretas. A mudança para o que vigora atualmente ocorreu apenas em 1946.

Os amarelos ficam marcados por tentar, sem sucesso, o acesso à primeira divisão espanhola. Na verdade o clube ficou bastante tempo oscilando entre a terceira divisão e ligas regionais, vez ou outra chegando à segunda divisão apenas para cair novamente pouco tempo depois. 

Na temporada 1997-98, depois de 65 anos nas divisões inferiores, o Villareal estreou na elite do futebol espanhol. Não foi, no entanto, um começo positivo e o clube ficou na 18ª posição do certame e foi rebaixado. 

Em 2000-01 o clube conseguiu voltar à primeira divisão e começou uma história surpreendente no torneio nacional. Conseguiu um sétimo lugar logo no primeiro ano depois do retorno, e, dois anos depois, garantiu vaga na Copa da UEFA ao vencer a Copa Intertoto (torneio de pré-temporada que define últimos classificados para a competição europeia).

O melhor, porém, ainda estaria por vir. Na temporada 2004-05, o Villarreal terminou o Campeonato Espanhol terceira colocação, e conseguiu vaga na Liga dos Campeões da UEFA. 

Na mais importante competição interclubes da Europa, com um time recheado de ótimos jogadores como Sorín, riquel, Forlán, Gonzalo, José Mari e outros a equipe chegou até as semifinais na temporada 2005-06, perdendo para o time inglês Arsenal de Henry e companhia.

Dois anos mais tarde, na temporada 2007-08, a equipe alcançou seu melhor resultado no Campeonato Espanhol da 1ª divisão, ao conquistar o vice-campeonato da competição. O time obteve 77 pontos, ficando apenas 8 pontos atrás do campeão, Real Madrid, e 10 pontos a frente do terceiro colocado, Barcelona.

No período 2010-11, o time disputou UEFA Europa League, chegando à rodada semifinal do torneio, quando foi eliminado pelo FC Porto, que viria a se tornar o vencedor da competição. Na Liga BBVA, o Villarreal conseguiu o 4° lugar, que lhe permitiu a disputa da UEFA Champions League na temporada seguinte.

Infelizmente a temporada seguinte, de 2011/12, foi bem difícil para o clube. Logo de início os amarelos estrearam na Liga com uma goleada de 5 a 0 para o Barcelona. No final de 2011 foram eliminados na primeira fase da Copa Del Rey para o pequeno Mirandés e foram eliminados da UEFA Champions League perdendo os seis jogos disputados na primeira fase. Depois fizeram um segundo turno ainda pior e terminaram rebaixados, ficando na 18° posição, com 41 pontos.

Na temporada seguinte, 2012/13, o clube garantiu o acesso a La Liga, após uma temporada disputando a Liga Adelante. Com uma campanha de altos e baixos, o time consolidou o vice-campeonato da competição em partida contra a UD Almería. Típica temporada de recuperação, o período 2012-13, foi para o clube, um momento de reestruturações. O elenco não dispôs de tantos nomes badalados. Em um verdadeiro misto de juventude e experiência, a equipe pode obter o retorno a primeira divisão. A diretoria comprometeu-se na resolução de problemas financeiros que assolavam o clube e, com o bom resultado dentro de campo, tornou-se um exemplo de administração. 

Desde então vem fazendo boas campanhas, ficando sempre de sexto colocado pra cima e conquistando uma das vagas para as copas europeias, com exceção da temporada 2018/19, quando ficou em 14°.

Durante sua historia jogadores de renome internacional jogaram no Villarreal. Destaques como Belletti, Arruabarrena, Marcos Senna, Palermo e Sonny Anderson foram os primeiros grandes nomes da equipe no início da década passada. No entanto, os principais jogadores da fase mais bem sucedida da história do Villarreal ainda estavam por vir. A chegada de reforços como Riquelme, Sorín, Forlán, Franco e Pirès, aliada aos bons resultados, fez com que o clube adquirisse maior notoriedade internacional.

Nossa versão foi feita com arte semelhante aos antigos Crak´s em lentes de 45mm. Clique aqui para ver as outras versões.

Comentários