Esse é o Clube Náutico Marcílio Dias, um clube poliesportivo da cidade de Itajaí, em Santa Catarina. É o terceiro clube que mais disputou o Campeonato Catarinense da divisão principal. Foi rebaixado apenas 4 vezes, em 1998, 2009, 2012 e 2015.
Fundado em 1919 como um clube náutico, também é conhecido como "Marinheiro", por causa do nome do clube, em homenagem ao marinheiro Marcílio Dias, que combateu e morreu na batalha naval do Riachuelo, na Guerra do Paraguai. As cores vermelho e azul foram adotadas em homenagem a dois grandes clubes náuticos da capital de Santa Catarina: Riachuelo (azul) e Martinelli (vermelho).
Foi o quinto clube náutico a ser fundado no estado de Santa Catarina, participando de regatas com suas duas yoles, Yara e Yarê. Não demorou muito para que novas modalidades fossem incorporadas ao clube, principalmente depois da inauguração da Praça de Esportes Dr. Hercílio Luz, em 1921. Em pouco tempo, foram incorporadas às atividades do clube o water-polo, natação, atletismo, tênis, vôlei, basquete, futebol de salão e, por fim, o futebol de campo.
Ironicamente uma briga para a definição das madrinhas de suas primeiras embarcações acabou afastando alguns membros do clube, que então criaram o Clube Náutico Almirante Barroso, o maior adversário da história do Marcílio Dias
Ainda no ano de sua fundação o clube montou sua primeira equipe de futebol, como registram jornais de Itajaí, como “O Commercio”. O futebol passou a fazer parte das atividades do clube através da incorporação do Itajahyense Foot-Ball Club, um dos primeiros clubes de futebol de Santa Catarina, fundado em 1911. Em 1930, o Marcílio Dias conquistou seu primeiro vice-campeonato catarinense (de uma série de oito), ficando atrás apenas do Avaí.
Em 2021 chegou até as semifinais do catarinense, quando foi eliminado pelo Chapecoense, e ficou com o quarto lugar na classificação geral.
O principal título conquistado pelo Marcílio Dias em sua história foi o Campeonato Catarinense de Futebol de 1963. O Marcílio também conquistou uma Copa Santa Catarina em 2007, e a Recopa Sul-Brasileira no mesmo ano.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com uma arte bastante simples, baseada em modelos artesanais da década de 70 e 80.
Comentários
Postar um comentário