Esse é o Tabajara Futebol Clube, um time de futebol fictício, criado pelos humoristas do Casseta & Planeta. Autodenominado o "Pior Time do Mundo", o Tabajara satirizava o submundo do futebol brasileiro com dirigentes incompetentes, vigaristas e corruptos, falta de dinheiro e outros.
O quadro foi criado no início da década de 2000, idealizado por Bussunda, integrante da equipe do programa e amante do futebol. No quadro, Bussunda interpretava o atacante Marrentinho Carioca, enquanto Beto Silva era o meia Wantuyrson, capitão da equipe. Cláudio Manoel vivia o técnico e presidente Doutor Barrosinho, enquanto Hélio de la Peña era o narrador Jabaculemos, e Reinaldo interpretava o também meio-campo Penico.
Na época as camisas auri-roxas do Tabajara tornaram-se muito populares em camelôs. ]uma versão da camisa redesenhada do Tabajara chegou a ser distribuída como brinde, numa promoção do jornal Lance!.
No enredo, o Tabajara FC foi fundado no dia 16 de julho de 1950, o mesmo dia que o Brasil perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai. Seu único título a ostentar era o de pior equipe do mundo, tendo sido rebaixado no Campeonato Carioca, no campeonato da rua e no campeonato de futebol de botão. Seu estádio era o Tabajarão, estádio de capacidade desconhecida onde o jogo de estreia teve o Tabajara derrotado por 0x38 para o São Perebano.
A escalação original era a seguinte: Águia (goleiro); Samambaia (lateral), Duplex (zagueiro), Pirata (zagueiro), Ruinzinho (lateral), Ruinzinho Gaúcho (meio-campo), Múmia (meio-campo), Penico (meio-campo), Wanthuyrson (meio-campo), Marrentinho Carioca (Atacante) e Vaca (atacante). Marrentinho Carioca, paródia de Marcelinho Carioca, autodenominava-se o "craque do time", apesar de nada fazer em campo. Usava o bordão "Fala sério, aí!". O capitão era Wanthuyrson, que usava o bordão "ouça a voz da experiência". O jogador Penico, apesar de fazer parte do time base, na escalação oficial, era sempre relegado à reserva, sendo substituído por alguma contratação anunciada pela diretoria a cada episódio.
Logo num dos primeiros episódios, o primeiro gol da história do clube foi marcado por uma vaca, que logo tornou-se titular da equipe, na derrota de 60-1 para o Setenta e Cinco de Piracicaba, time formado por veteranos com mais de 75 anos de idade. Depois, o clube sofreu derrotas humilhantes para equipes como Caquético Mineiro - time formado por idosos que jogavam com andadores - e Real Jabuti - time formado por jabutis de verdade.
Em 2006 o quadro Tabajara Futebol Clube do programa Casseta & Planeta foi cancelado depois da morte de Bussunda, porém, retornou em 2008, com o patrocínio do "Leitinho Quentinho do Papai" e o concurso "Musa do Tabajara", parodiando o concurso Musa do Brasileirão, promovido pelo programa Caldeirão do Huck.
A primeira vitória do clube se deu em um episódio em que a equipe foi treinada por Osama Bin Laden, definido como o "maior especialista em bombas no mundo", e venceu o time da Al Qaída (sátira ao grupo terrorista Al Qaeda), devido ao fato de os jogadores deste serem homens-bomba e explodirem. Em outro ainda, a equipe do Tabajara F.C. venceu a seleção brasileira por WO, já que a seleção não compareceu. Ainda, o Tabajara foi goleado por carros de um estacionamento, porém, estes foram eliminados, o que deu a vitória ao Tabajara. Em uma quarta oportunidade, o time venceu a equipe do programa Pisando na Bola, do canal fechado SporTV. Seu currículo de vitórias teria sido maior se não tivesse sido desclassificado de certos jogos. Em um deles, a Vaca foi reprovada no exame anti-doping por ter pastado em uma plantação de maconha.
No ano de 2010, o jogador Kiekeylson (interpretado por Claudio Manoel) comprou o time do Tabajara e se tornou treinador e jogador do mesmo, porém, nunca treinando, por não gostar de treinar.
Hoje vemos que a criação do jogador Marrentinho Carioca pode ser chamada de profecia. O time não ganhava nada e vivia em péssimas condições, sendo rebaixado sempre que possível. Ainda assim, o jogador estava mais preocupado com o visual, as cores da chuteira, as entrevistas e a mídia. Infelizmente é o tipo de jogador que mais se forma no Brasil, desses que se sentem o máximo sem nunca ter ganhado nada.
Nossa versão foi feita com arte própria em lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário