4 DE JULHO, DE PIRIPIRI-PI, DE NOVA ROUPA VELHA

Esse é o 4 de Julho Esporte Clube, da cidade de Piripiri, Piauí. É o atual campeão do Campeonato Piauiense, com o total de 4 títulos, além da Copa Piauí de 2017.

Foi fundado em 1974, na cidade de Piripiri, estado do Piauí, por um grupo de atletas amadores. Seu nome é uma homenagem à data na qual se comemora a emancipação política da cidade de Piripiri. Suas cores, vermelha e branca, foram inspiradas no Náutico, de Pernambuco, de onde foi trazido o primeiro jogo de camisas, réplicas do uniforme do time recifense. 

Durante sua fase de futebol amador, o Colorado conquistou diversos títulos municipais e regionais, durante mais de uma década. Somente 14 anos após a sua fundação, o clube ingressou no futebol profissional, sendo vice-campeão estadual logo nos dois primeiros anos de sua profissionalização, período em que havia a predominância dos clubes da capital, onde todas as finais eram disputadas.

O surpreendente desempenho do 4 de Julho motivou o surgimento de mais clubes no interior do Piauí e liderou um movimento pelo equilíbrio nas regras do futebol piauiense, entre os clubes da capital e do interior.

Nos anos de 1992 e 1993, o clube sagrou-se bicampeão profissional piauiense. Em 2011, veio o tricampeonato e, recentemente, no ano de 2020, sagrou-se tetracampeão piauiense de futebol.

No âmbito nacional, em 1989, o clube participou da Série B do Campeonato Brasileiro, sendo eliminado na primeira fase. Participou da Série C nos anos de 1993 e 1997. Voltou a disputar um campeonato nacional em 2018, a Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol, repetindo a participação novamente em 2021. Nesse ano também, pela primeira vez, disputou a Copa do Nordeste, caindo ainda na fase de grupos.

Pela Copa do Brasil, o clube soma seis participações, sendo a melhor campanha em 2021, chegando à terceira fase do torneio, quando venceu o São Paulo dentro de casa, mas foi eliminado no jogo da volta.

A nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Crak´s.

Comentários