AA APARECIDENSE, DE APARECIDA DE GOIÂNIA - GO

Essa é a Associação Atlética Aparecidense, um clube brasileiro de futebol da cidade de Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás. É o atual campeão do Campeonato Brasileiro Série D.

Fundado em 1985, o time azul e branco se profissionalizou apenas em 1992, disputando a Segunda Divisão Goiana. Em 1995, conquista o Vice-Campeonato Goiano da Segunda Divisão, vencido pelo Bom Jesus, conquistando assim a vaga na Primeira Divisão estadual pela primeira vez em sua história.

Vivendo uma rotina de altos e baixos no âmbito estadual, em 2012 fez uma bela campanha no Campeonato Goiano, onde brigou até na última rodada por uma das quatro vagas do quadrangular final. Devido a essa campanha, pela primeira vez disputou um campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, levando o nome da cidade por todo o Brasil no Brasileirão Série D.

Em 2021 veio o título no Brasileirão Série D. Ficou em 1º lugar no seu grupo, classificando-se para a segunda fase, onde enfrenta o Caldense/MG e perde por 1 a 0, na ida, em Poços de Caldas/MG, e na volta em Aparecida de Goiânia/GO, busca uma virada heroica, vence por 3 a 1, e se classifica para as oitavas de final. Nas oitavas elimina o Cianorte/PR, por 1 a 0 no agregado. Nas quartas de final encara o Uberlândia/MG, e vence por 1 a 0 fora, e em casa empata por 1 a 1, vencendo por 2 a 1 no placar agregado, conquistando finalmente o tão sonhado e inédito acesso a Série C de 2022. Nas semifinais venceu o ABC de Natal por 4 a 2 de virada, na ida em Aparecida, e na volta perde por 1 a 0 em Natal, mais se classifica para a final, com um placar agregado de 4 a 3. Na Grande Final da Série D, enfrenta o Campinense Clube/PB, na ida em Campina Grande vence por 1 a 0 com gol de David, e com uma grande atuação do goleiro Pedro Henrique. E na volta em Aparecida de Goiânia, o camaleão busca o empate, com um golaço de Samuel, empata em 1 a 1 (no agregado 2 a 1), e se torna a grande campeã da Série D, conquistando o seu primeiro título nacional.

Além da série D de 2021, seus principais títulos são a terceira divisão estadual de 2002 e a segunda divisão de 2010.

Comentários