BANGU, DO RIO DE JANEIRO-RJ, DE NOVA ROUPA VELHA

Esse é o carioca Bangu Atlético Clube, vice-Campeão Brasileiro de 1985. Além desse vice-campeonato, assim como o Palmeiras, o Bangu também foi campeão mundial de futebol.

O Bangu teve origem junto com a Fábrica Bangu em 1889, mas só foi fundado oficialmente em 1904. É um dos clubes mais tradicionais do futebol do Rio de Janeiro, com 103 participações no Campeonato Carioca, sendo o quinto clube que mais participou da primeira divisão.

Assim como o Palmeiras e o Fluminense, vencedores da Copa Rio, o Bangu também tem um título de campeão mundial de futebol pra chamar de seu. O clube venceu a International Soccer League de 1960, realizada em Nova York, onde foram convidadas todas as equipes campeãs dos principais torneios de cada país participante Copa do Mundo da FIFA de Seleções de 1958.

O Bangu venceu passando por times como Burnley (Campeão Inglês), Nice (Campeão Francês), Glenavon F.C. (Campeão Norte-Irlandês), Kilmarnock (Vice-campeão Escocês), Bayern de Munique (3º lugar Oberliga Süd alemão), New York Americans (Time convidado do país sede), IFK Norrköping (Campeão Sueco), Rapid Wien (Campeão Austríaco), Estrela Vermelha (Campeão Iuguslavo), Sporting (Vice-campeão Português) e Sampdoria (5º lugar Campeonato Italiano).

No cenário nacional, suas maiores façanhas foram o vice-campeonato brasileiro (Série A) de 1985 e o terceiro lugar no Brasileirão de 1987. Suas duas melhores fases foram nas décadas de 60 e 80, quando o clube era bancado pelo com recursos supostamente provenientes do jogo do bicho. Em 1985 o clube perdeu a decisão para o Coritiba na final apenas nas disputas de pênaltis em pleno Maracanã.

Apesar de vermos várias versões de futebol de botão do Bangu na cor vermelha, recentemente ficamos sabendo que há um acordo com o América FC de que os uniformes do Bangu nunca serão de cor predominantemente vermelho, preservando assim a imagem de ambos os clubes.

Nossa nova versão foi feita com lentes de 45mm e arte baseada nos antigos Crak´s.

Comentários