CEUB, DE BRASÍLIA-DF, DE NOVA ROUPA VELHA

O Centro Esportivo Universitário de Brasília (CEUB), posteriormente CEUB Esporte Clube, foi um clube de futebol brasileiro, sediado em Brasília, no Distrito Federal. Costumava mandar seus jogos no Estádio Pelezão e encerrou as atividades de futebol em 1976.

Fundado em 1968 por alunos do Centro de Ensino Unificado de Brasília, o CEUB foi a primeira equipe brasiliense a disputar a divisão principal do campeonato nacional, em 1973.

Para disputar o campeonato nacional, o CEUB precisava se profissionalizar, além de contar com um estádio com capacidade mínima exigida para mandar seus jogos. Desta forma, a agremiação mudou o nome para CEUB Esporte Clube, e o clube se desligou administrativamente do centro universitário que o dera origem. A instituição, porém, manteve a ajuda financeira ao clube, reformou e ampliou o Estádio Edson Arantes do Nascimento, que passou a receber até 40 mil pessoas.

Entretanto, a vida da equipe foi curta. A primeira edição do Campeonato Brasiliense, em 1976, marcou também o fim do CEUB. O time ganhou os dois primeiros turnos. Liderava o terceiro e último quando a federação local virou a mesa, determinando que fosse disputado um quadrangular para apontar o campeão e representante do Distrito Federal no Brasileirão. A diretoria do CEUB Esporte Clube não aceitou.

Irritado com a posição do CEUB Esporte Clube, Heleno Nunes, presidente da antiga CBD (hoje CBF), determinou que o Distrito Federal não teria representante no Brasileirão. A manobra antecipou o fim do clube, que também apresentava problemas financeiros depois de ter representado o Distrito Federal em 3 edições do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Hoje, tudo que restou do CEUB foram troféus e recortes de jornais guardados no escritório de Adílson Peres, advogado, que foi o presidente do CEUB naquela época.

Feito no estilo duas faixas com lentes de 45mm.

Comentários