Essa é a Associação Ferroviária de Esportes, um clube de futebol da cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Permaneceu 30 anos seguidos na elite do Campeonato Paulista, além de ter participações na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
Em 1950, um grupo de engenheiros e demais servidores da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) reuniu-se no salão de festas do Clube 22 de Agosto. O encontro havia sido articulado pelo engenheiro Antônio Tavares Pereira Lima. Era sua intenção fundar um clube esportivo de empregados da EFA. Esclareceu a todos as linhas gerais do seu plano, com o propósito de conseguir os recursos necessários à manutenção da entidade. À Pereira Lima se deve a fundação do clube e o nome "Associação Ferroviária de Esportes" (O seu distintivo ficou sendo o mesmo da EFA, porém com as letras ao contrário: AFE).
Ele desejava para a AFE as mesmas cores utilizadas pela seleção carioca de futebol (azul "guanabara" e branco), sua ideia causou leve discórdia, pois os outros integrantes da EFA não concordaram com as cores escolhidas e foi escolhida a combinação grená e branco, idêntica à do Clube Atlético Juventus. Não houve confusão, mas debates a respeito do que melhor poderia representar o clube, e venceu, por sugestão de Silvio Barini, a cor grená porque era semelhante àquela que distinguia as locomotivas da EFA.
Seus principais títulos no futebol profissional são três Campeonatos Paulistas – Série A2, três Campeonato Paulista do Interior e duas Copas Paulistas em 2006 e 2017.
Já no futebol feminino, o clube é um dos maiores do país. Venceu a Libertadores da América por duas vezes, em 2015 e 2020, o Brasileirão em 2014 e 2019, a Copa do Brasil de 2014 e tem 4 títulos no Campeonato Paulista de Futebol Feminino.
Comentários
Postar um comentário