AMÉRICA FC, DO RIO DE JANEIRO-RJ, COM NOVA ROUPA VELHA DE NOVO

Essa é nossa segunda versão do América Football Club, uma agremiação social e esportiva da cidade do Rio de Janeiro, RJ, e representante da região carioca da Grande Tijuca, onde historicamente mantém a sua sede. Seu escudo é o mais reproduzido no Brasil, sendo copiado por dezenas de outros "Américas" no país, que apenas acrescentaram outros detalhes como por exemplo o nome da cidade de origem.

Fundado em 18 de setembro de 1904, o seu nome não tem acentuação, já que adota a grafia em inglês. Sua primeira camisa, utilizada de 1904 até 1906 era toda preta. De 1906 a 1908, ficou rubro-negra por conta de problemas de fornecimento. Finalmente, em 1908, graças a João Evangelista Belfort Duarte, foi substituída pela atual e tradicional camisa vermelha e calção branco. As novas cores foram escolhidas em homenagem à Associação Athletica Mackenzie College, de São Paulo, a quem o America havia enfrentado em jogo amistoso interestadual, por sugestão de Belfort Duarte, um dos fundadores tanto do America quanto do Mackenzie College.

O clube rubro é o primeiro clube brasileiro batizado com o nome do continente e é o clube mais clonado do Brasil, tendo tido suas cores e seu escudo copiados pela maioria dos clubes brasileiros denominados "América Futebol Clube" sendo o já citado Belfort Duarte é um dos responsáveis por alguns desses clones. Apesar disso, o America tem desde outubro de 2020 o direito exclusivo de utilizar o nome America Football Club e o símbolo AFC no Brasil, após vitória em intensa e demorada ação judicial junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Entre as suas conquistas mais relevantes, destacam-se a conquista do International Soccer League de 1962, torneio disputado por grandes equipes dos continentes americano e europeu da época, o Torneio dos Campeões em 1982, torneio organizado pela CBF que contava com os maiores clubes do Brasil, a Taça Ioduran de 1917, competição interestadual oficial, além dos 7 títulos do Campeonato Carioca.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times e o brasileiro O Estado de S. Paulo, ambos de 24 de maio de 1961, a International Soccer League tinha a autorização e reconhecimento da FIFA, portanto assim como o Bangu (vencedor de 1960), o America pode se dizer campeão mundial de futebol pela FIFA.

Time confeccionado com arte baseada nos antigos Crak´s em lentes de 45mm. Pela enésima vez, qual coleção estaria completa sem um desses?

Comentários