OLIMPIA, DO PARAGUAI, DE ROUPA NOVA

Esse é o Club Olimpia, uma entidade poliesportiva da cidade de Assunção, no Paraguai. É o único clube paraguaio a ter conquistado a Copa Libertadores da América e a Copa Intercontinental. Disputa com o Clube Cerro Porteño o "Superclássico do Futebol Paraguaio", considerado um dos duelos mais tradicionais da América do Sul. Enfrenta também o Libertad no "Clássico Branco e Preto" e o Guaraní no "Clássico Mais Antigo".

Fundado em 1902, seu nome foi ideia de um dos seus fundadores mais ilustres, o holandês William Paats, considerado até hoje a pessoa que trouxe o futebol para o Paraguai. O primeiro uniforme do time era completamente preto, com a inscrição OLIMPIA brancas no peito. Em 1906, ajudou a criar a Liga Paraguaya de Fútbol, junto com o Club Guaraní, o Club Libertad, o Club General Díaz e o Club Nacional.

Em 1979 obteve uma conquista exclusiva de um grupo seleto de clubes. Venceu todos os títulos oficiais que disputou na temporada: Campeonato Paraguaio, Copa Libertadores, Copa Interamericana e Copa Intercontinental.

O Olimpia é a instituição mais premiada do futebol paraguaio com 44 títulos na Primeira Divisão. Ainda ostenta uma marca imbatível de seis conquistas sucessivamente, isso faz que o clube seja o único hexacampeão no futebol guarani. No campo internacional possui oito títulos oficiais, dentre os quais se destacam 3 Copas Libertadores e uma Copa Intercontinental, por isso é chamado de "Rei de Copas".

Recentemente o clube ganhou as manchetes mundiais ao contratar o togolês Emmanuel Adebayor. Contratado em fevereiro de 2020 com muita festa dos paraguaios, o atacante fez apenas quatro jogos pelo clube, não marcou nenhum gol e teve um cartão vermelho. Com o início da pandemia o atacante foi para a África ficar perto dos familiares e não conseguia arrumar voos para retornar a Assunção depois disso. Assim, após a passagem relâmpago, o jogador e o clube chegaram a um acordo verbal para uma rescisão amigável.

Montado com lentes de 45mm e arte própria baseado no time campeão de 2002, que venceu a terceira Libertadores da América do clube após vencer o São Caetano nos pênaltis no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Clique aqui para ver a primeira versão.

Comentários