Esse é o Red Star Football Club 93 - conhecido como Red Star Saint-Ouen ou Red Star Paris. Curiosamente o nome do clube e seu emblema não fazem referência ao comunismo, pois foi fundado antes da adoção da estrela vermelha como símbolo desse movimento.
Foi fundado pelo futuro presidente da FIFA, Jules Rimet, em 1897. É um clube de futebol sediado em Saint-Ouen, ao norte da metrópole da Grande Paris, na França. A inspiração para o nome veio da companhia marítima belgo-estadunidense Red Star Line, utilizada pela governanta inglesa que trabalhava para Rimet.
O Red Star viveu o seu auge há quase 100 anos atras, mas ainda mantém consigo uma torcida fiel, ainda que pequena, sendo considerado o clube de futebol mais tradicional da capital francesa. Chegou a ser o maior vencedor da Copa da França, com o tricampeonato seguido entre 1921 e 1922. Ao todo, foi cinco vezes campeão desse torneio, a última em 1942, quantidade que o faz ainda ser seu quarto maior vencedor da competição.
O clube foi um dos fundadores da Ligue 1 em 1932, mas foi rebaixado logo na primeira temporada do torneio, a de 1932-33. O clube retornou logo no ano seguinte e na época contava com o atacante argentino Guillermo Stábile, artilheiro da primeira Copa do Mundo FIFA. O clube viveu um longo período de sobe e desce entre primeira e segunda divisão francesa até 1975, ano em que o clube disputou a Ligue 1 pela última vez. Desde então o sobe e desce ficou entre a segunda e terceira divisão, as vezes até abaixo disso.
A ausência na Ligue 1 inviabilizou o desenvolvimento de qualquer rivalidade com o PSG, criado no início da década de 70. Por isso os parisienses fiéis ao Red Star direcionaram sua rivalidade ao Paris FC - clube dissidente do PSG - com quem se acostumaram a encontrar nas divisões inferiores do futebol francês.
Arte própria em cores alternativas e lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário