SANTA CRUZ, DE RECIFE-PE, DE NOVA ROUPA VELHA

Esse é o Santa Cruz Futebol Clube, um clube poliesportivo brasileiro sediado na cidade do Recife. , é um dos mais tradicionais e populares clubes de futebol de Pernambuco e do Nordeste brasileiro, tendo como os dois maiores rivais esportivos o Sport Club do Recife, com o qual protagoniza o Clássico das Multidões, e o Clube Náutico Capibaribe, com quem disputa o Clássico das Emoções.

O clube foi criado por um grupo de 11 meninos de idade entre 14 e 16 anos da cidade do Recife que se reuniam para jogar futebol no pátio da Igreja de Santa Cruz, afinal naquela época não existiam campos de futebol disponíveis, já que o esporte ainda era considerado de elite.

A data de fundação oficial é dia 3 de fevereiro de 1914, quando foi organizada uma reunião que definiu o nome da nova agremiação como sendo "Santa Cruz Foot-Ball Club". As cores escolhidas foram o branco e preto. Em 1915 o Santa adotou o vermelho, tornando-se tricolor. Desde sua fundação o Santa Cruz sempre teve empatia popular e é um clube ligado a juventude, congregando todas as classes e raças, as três cores refletem essas características. 

Dentre as suas principais conquistas estão um título nacional da Série C do Campeonato Brasileiro, um título da Copa do Nordeste, um do Torneio Hexagonal Norte-Nordeste e uma Taça Asa Branca. Entre os títulos estaduais destacam-se 5 Copas Pernambuco e 29 Campeonatos Pernambucanos. Na Série A do Campeonato Brasileiro, a sua melhor colocação foi nas edições de 1960 e 1975, quando alcançou o quarto lugar.

A versão em destaque foi baseada nos antigos Crak´s e montada em lentes de 45mm.

Comentários