Essa é a seleção dinamarquesa de futebol, representante da Dinamarca nas competições organizadas pela FIFA, controlada pela Associação Dinamarquesa de Futebol. Está no grupo D da Copa do Mundo de 2022 junto om França, Tunísia e o vencedor da repescagem entre EAU, Austrália e Peru.
A Dinamarca ganhou destaque quando fez sua estreia em Copas do Mundo no México em 1986. Com a dupla de ataque Michael Laudrup e Elkjær, os nortenhos surpreenderam ao vencer os três jogos da primeira fase contra a Escócia por 1 a 0, a Alemanha Ocidental por 2 a 0 e uma incrível goleada de 6 a 1 no Uruguai. Na segunda fase o time enfrentou a forte Espanha e sofreu uma inesperada goleada de 5 a 1, com direito a quatro gols do artilheiro Emilio Butragueño. Apesar da derrota, a seleção deixou ótima impressão e recebeu a alcunha que se tornaria a definitiva para sua história, pela qual é chamada até hoje: "Dinamáquina".
Antes disso a seleção dinamarquesa já havia aprontado na Eurocopa de 1984, quando terminou em terceira, sendo derrotada na semifinal também pela Espanha. Após o forte desempenho a equipe começou a ser chamada como "Dinamite Dinamarquês".
A melhor fase veio na década seguinte. Apesar de os dinamarqueses inicialmente não conseguirem se classificar, perdendo a vaga para a Iugoslávia, o que fez com que Michael Laudrup, estrela da equipe, decidisse abandonar a equipe devido à divergências táticas com o treinador Nielsen. No entanto, devido às sanções internacionais decorrentes da guerra na Iugoslávia - a UEFA suspendeu o país eslavo do torneio e a Dinamarca herdou a vaga.
Baseando-se no forte goleiro Peter Schmeichel e sua defesa, junto com a criatividade de Brian Laudrup, a equipe dinamarquesa protagonizou uma das maiores surpresas no evento em toda a sua história. O time ganhou a Euro 1992 sob o comando do técnico Richard Møller Nielsen, em seu tradicional estilo defensivo, vencendo a Alemanha - então campeão mundial - por 2x0 na final.
Depois disso, apesar de não conseguir se classificar para a Copa do Mundo de 1994, a Dinamarca ainda conseguiu vencer a Copa das Confederações de 1995 derrotando a Argentina por 2 a 0 na final. Apesar da fama e dos títulos, a Dinamarca conseguiu participar de apenas cinco Copas do Mundo.
Aqui você pode ver duas versões da nossa série Back To The Future, semelhante aos antigos Crak´s.
Comentários
Postar um comentário