BOTAFOGO, DO RIO DE JANEIRO, DE ROUPA NOVA

Esse é o Botafogo de Futebol e Regatas, uma agremiação poliesportiva com sede no bairro homônimo ao clube, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Um dos maiores clubes do Rio de Janeiro, em 1998 o clube contou com estrelas com Túlio, Bebeto, Zé Carlos, Sérgio Manoel e outros, abrindo o ano com o título de campeão do Rio-São Paulo.

Foi criado em 1942 com a fusão do Club de Regatas Botafogo (fundado para o remo em 1894) com o Botafogo Football Club (formado para o futebol em 1904), é um dos principais clubes do Brasil. A união, contudo, foi motivada por conta de uma tragédia, quando ambos os clubes se enfrentavam em uma partida de basquete, válida pelo Campeonato Carioca de 1942. O atleta Armando Albano passou mau e faleceu durante a partida. A decisão de parar o jogo foi tomada pelo Botafogo de Regatas, que abdicou da disputa para que Albano tivesse como homenagem uma última vitória. Envolvidos em uma profunda atmosfera de comoção, os dirigentes das duas agremiações optaram naquele dia pela união dos clubes, criando assim o Botafogo de Futebol e Regatas.

A Estrela Solitária, presente no escudo, na bandeira e na flâmula do clube, era o símbolo máximo do Club de Regatas Botafogo. Ela representa a Estrela D'Alva e foi adotada porque os remadores do clube, que cedo madrugavam na Enseada de Botafogo, frequentemente viam o planeta Vênus brilhando no céu. Com a fusão dos dois clubes, a estrela foi adotada como símbolo do futebol. O Botafogo de Futebol e Regatas recebeu como um dos apelidos "clube da Estrela Solitária".

Suas maiores glórias esportivas vêm principalmente do futebol, especialmente entre as décadas de 1950 e de 1960, considerada sua era de ouro, quando o clube contava com astros como Garrincha, Didi, Quarentinha e outros.

Seus principais títulos são dois Campeonatos Brasileiros Série A (1968 e 1995), dois Campeonatos Brasileiros Série B (2015 e 2021), a Copa Conmebol de 1993, além de 21 Campeonatos Cariocas e 4 Torneios Rio-São Paulo.

Na década de 1990, o Fogão teve times fortes contrastando com equipes fracas. Porém, veio alguns títulos importantes, como a Copa Conmebol de 1993, o Brasileirão de 1995, o Carioca de 1997 e o último deles naquele período: o Torneio Rio-São Paulo de 1998, o quarto da história do clube.

O Torneio Rio-São Paulo, na época, abria a temporada. O Botafogo tinha uma bela equipe, que contava com remanescentes do título de 1995, como Wágner, Wilson Goiano, Gonçalves e Túlio, além de jogadores recém chegados como Bebeto e Djair.

A decisão do torneio foi o São Paulo. No primeiro jogo, no Morumbi, vitória do Botafogo por 3x2, de virada. No segundo jogo, no Maracanã, empate em 2x2 e Fogão Campeão.

A nova versão foi confeccionada com arte própria baseada no time campeão de 1998.

Comentários