LEON, DO MÉXICO

Esse é o Club León, um clube de futebol com sede na cidade de León, no estado de Guanajuato, México. La Fiera  passou por um pequeno período sem conquistas após 2014, contudo em tempos recentes é sem dúvidas uma das equipes mais competitivas do futebol mexicano. 

O clube foi fundado em 1944 e fincou seu lugar entre os grandes do futebol mexicano já no início do profissionalismo. Em pouco mais de 10 temporadas, La Fiera já era tetracampeão mexicano e tinha grandes jogadores em seu plantel. Um dos jogadores que marcaram época foi o atacante Adalberto López, até hoje o maior artilheiro da história do clube. O centroavante argentino Mauro Boselli, conhecido no Brasil, é o segundo maior artilheiro da história do clube.

Nos anos 60 e 70, as conquistas de liga cessaram, afinal haviam outros grandes times na disputa como Chivas Guadalajara, Cruz Azul, América e Toluca. Porém, isso não impediu o León de empilhar troféus de outra competição – a Copa MX.

Na década de 80 os grandes momentos foram rareando e para solucionar isso, o León contratou o goleador brasileiro “Cabinho” em 1983. Pouco conhecido dos torcedores brasileiros, Evanivaldo de Castro é simplesmente o maior artilheiro da história da Liga MX. Cabinho chegou a obter artilharias pelo León, mas o clube seguiu na seca de títulos já incômoda. Em 86-87, já sem o astro Canbinho, a catástrofe se concretizou com o rebaixamento do clube. O acesso no México têm uma característica peculiar e ainda mais amedrontadora se comparado a outras ligas – historicamente, apenas o campeão da segundona sobe de divisão.

O León voltou a ser campeão com o título da segunda divisão em 89-90 e o fim do jejum veio pouco tempo depois do retorno à elite, com o título de campeão mexicano da temporada 91-92. Em 1993, o León foi vice-campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, perdendo o jogo final contra o rival Deportivo Saprissa, da Costa Rica.

Na temporada 2001-2002 ocorreu o segundo rebaixamento do clube e dessa vez a saga para retornar foi composta por contornos ainda mais dramáticos que o rebaixamento dos anos 80. A regra de acesso para apenas uma equipe persistia, de forma que o León teria que novamente ser campeão da divisão inferior. 

A passagem pela segunda divisão chegou ao fim apenas em 2012 e, em sua segunda temporada de volta à elite do futebol mexicano, assim como em 91-92, o León voltou a ser campeão nacional. 

Atualmente La Fiera é dona de oito títulos de Liga MX e cinco títulos de Copa MX. Os Panzas Verdes estão entre os maiores campeões nacionais do México e recentemente em 2021 conquistaram sua primeira taça internacional – a Leagues Cup. 

Feito com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários