SELEÇÃO DO PARAGUAI

Essa é a Seleção Paraguaia de Futebol representa o Paraguai nas competições de futebol, seja ela mundial ou continental.

Logo após a introdução do futebol no Paraguai por Williams Paats, a Liga Paraguaya de Futbol (hoje Associação Paraguaia de Futebol) foi criada em 1906. A primeira equipe nacional de futebol foi organizada em 1910, quando o clube argentino Hércules de Corrientes recebeu um convite para jogar um amistoso. 

Devido ao crescente número de convites para disputar partidas e torneios internacionais, a Associação Paraguaia de Fútbol decidiu criar oficialmente a equipe nacional e selecionar as camisetas listradas de vermelho e branco que até hoje permanecem como as cores oficiais (tiradas da bandeira paraguaia). No final de 1919, o Paraguai aceitou o convite para jogar o Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1921 e, para se preparar para essa ocasião, foram realizados vários amistosos entre 1919 e o início do torneio em 1921. 

Em 1930, o Paraguai participou da primeira Copa do Mundo FIFA, organizada pelo Uruguai. Na primeira fase, estreou com uma derrota para os Estados Unidos por 3 a 0, mas venceu a Bélgica por 1 a 0 com gol de Luis Vargas Peña. Como só uma equipe avançava, os Estados Unidos deixaram o Paraguai para trás.

Foi pra sua segunda Copa do Mundo, em 1950, onde falhou ao empatar em 2 a 2 com a Suécia e perder de 2 a 0 pra Itália.

O primeiro grande sucesso veio apenas em 1953, quando foi campeão da Copa América disputada no Peru. No caminho até a final venceu o Chile (3 a 0), Bolívia (2 a 1), e o Brasil (2 a 1), e empatou com o Equador (0 a 0), Peru (2 a 2) e Uruguai (2 a 2). Como o Paraguai e o Brasil empataram em pontos, houve a necessidade de uma final, na qual o Paraguai venceu por 3 a 2.

Para a Copa de 1958, o Paraguai surpreendeu ao se classificar no lugar do Uruguai, vencendo por 5 a 0 no jogo decisivo. No primeiro jogo na Suécia, vencia a França por 3 a 2, mas sofreu a virada e acabou perdendo por 7 a 3. Com uma vitória de 3 a 2 sobre a Escócia e um empate em 3 a 3 com a Iugoslávia, ficou em terceiro, não avançando pra fase seguinte.

Foi campeão da Copa América de 1979 após ficar em primeiro no Grupo C, que tinha Uruguai e Equador, com 2 vitórias e 2 empates. Venceram o  Brasil na semifinal e bateram o Chile por 3 a 1 no resultado agregado das finais, conquistando seu segundo título continental.

Voltou a disputar a Copa do Mundo apenas em 1986, no México, chegando às oitavas de final. Depois disso, voltou em 1998 e 2002, caindo novamente nas oitavas. Em 2006, na Alemanha, foi eliminada na primeira fase e em 2010 chegou às oitavas novamente. Desde então, os paraguaios não conseguiram se classificar para disputar o mundial.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria com o time base da Copa de 1998, na França.

Comentários