BETIS, DA ESPANHA, DE ROUPA NOVA

Esse é nossa versão do Real Betis Balompié, uma equipe de futebol da cidade de Sevilha, na Espanha. Atualmente tem uma das maiores torcidas da Espanha, com números similares aos do Valencia e Athletic de Bilbao. Seu maior rival é o Sevilla Fútbol Club. 

Tudo começou em 1907, quando um grupo de estudantes da Escola Politécnica criou o Sevilla Balompié. Vestiam-se de branco e azul. Em 1908, passou a se chamar de Atlético Hispalense, eno final desse mesmo ano passsou a se chamar Bética Hispalense. Depois disso, em 1909 alguns membros do Sevilla F.C. resolveram abandonar o clube e fundaram seu próprio clube, chamado Betis F.C.

Em 1914 a diretoria do Sevilla Balompié e do Betis F.C. aprovam a fusão de ambos clubes. Desta forma surge o Real Betis Balompié, que por motivos sentimentais se considera que o nascimento do clube teve lugar antes. Um parente do presidente do clube e ministro do Rei Alfonso XIII conseguiu que o Rei outorgasse ao clube o título de Real.

Daí até a criação do Campeonato Espanhol, em 1929, o Betis manteve suas atividades disputando torneios regionais, como a Copa da Andaluzia, sempre enfrentando o Sevilla, em uma rivalidade que prevalece até hoje. Começou a disputar a competição nacional na segunda divisão, e por lá ficou até a temporada 1931/32, quando foi campeão e obteve o acesso. Foi a primeira equipe da Andaluzia a disputar a elite do futebol espanhol. E o sucesso veio logo nos primeiros anos. Com um quinto e um quarto lugares nas primeiras duas temporadas, o Betis mostrou que tinha força para brigar com os grandes.

Foi a terceira temporada em 1934/1935, na primeira divisão, porém, a que mais marcou a história do clube de Sevilha. Com ótima campanha, o Betis surpreendeu os favoritos Real Madrid e Barcelona e conquistou seu primeiro e único título do Campeonato Espanhol. Além desse título, suas duas outras principais conquistas foram as Copas del Rey de 1977 e 2005.

Nossa versão foi feita em lentes de 45mm com arte própria.

Comentários