Esse é o Clube do Remo, um clube poliesportivo da cidade de Belém, no Pará. É um dos clubes de futebol mais populares do norte do país, apresentando uma das maiores torcida da região. Em 2005, foi recordista de público entre todas as séries do Campeonato Brasileiro de Futebol com uma média de 30.869 torcedores por jogo e frequentemente aparece entre as maiores médias de público do Brasil.
O clube foi fundado em 1905 como Grupo do Remo, em uma época muito próspera para a região amazônica e a cidade de Belém não era diferente. Foi nesse contexto que o esporte começou a se desenvolver, com destaque para o remo, cuja disputa atraía um acentuado número de adeptos às margens da baía do Guajará. Era o início do surgimento de diversas equipes, dentre elas estava o Sport Club do Pará, uma das potências náuticas da época.
No ano de 1905, uma série de desentendimentos entre os integrantes do Sport Club do Pará, momentos antes da realização de uma regata, decretou a saída de alguns atletas, os quais rapidamente se organizaram para criar uma nova agremiação onde pudessem praticar as suas atividades e aos poucos o pequeno grupo contou com o apoio de outros desportistas para alcançar o seu objetivo.
No Pará, há indícios de que o futebol começou a ser praticado em fins do século XIX, com relatos de partidas disputadas desde 1892. No mês de agosto de 1908 foi criada a Liga Paraense de Foot-Ball que pôs em prática o primeiro Campeonato Paraense da história, vencido pelo União Sportiva. Dois anos mais tarde, em 1910, uma segunda edição foi realizada e o União sagrou-se novamente vencedor.
Em 1913, o Grupo do Remo se organiza para implantar o futebol no seu quadro esportivo, contando com a participação de atletas vindos de outros clubes, dentre eles o próprio União Sportiva, até então bicampeão paraense, e o Sport Club do Pará, vice-campeão em 1908. Dessa forma, o Grupo do Remo montava o seu time com os melhores jogadores que havia na época. Em 1915 e clube passa a se chamar Club do Remo (grafia da época).
No futebol profissional o Remo possui inúmeras conquistas oficiais, evidenciando 46 títulos estaduais e um Campeonato Brasileiro da Série C. Dentro do estado, o Leão detém feitos únicos como o heptacampeonato de 1913 a 1919, a histórica hegemonia na Década de 1990 (oito títulos em dez anos, incluindo-se um penta) e o título com 100% de aproveitamento em 2004. Suas melhores campanhas na elite do futebol brasileiro foram a oitava colocação no Campeonato Brasileiro de 1993 e a semifinal na Copa do Brasil de 1991.
Comentários
Postar um comentário