PALMEIRAS, DE SÃO PAULO - SP

Essa é a Sociedade Esportiva Palmeiras, um clube poliesportivo da cidade de São Paulo, capital do estado homônimo. É o atual campeão brasileiro e o clube com mais títulos nessa competição.

Foi fundado em  1914 por imigrantes italianos na cidade de São Paulo com o nome de Palestra Itália. A primeira partida da equipe foi disputada em janeiro de 1915 contra o Savóia, do atual município de Votorantim, à época distrito de Sorocaba. 

Depois de colecionar nas décadas de 20 e 30 do Século XX uma série de títulos paulistas e conquistar uma quantidade relevante de torcedores, o clube foi obrigado a mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras em 1942, por ocasião da Segunda Guerra Mundial. O vermelho, presente desde sua fundação em 1914, foi excluído nessa época, por pressão do governo nacional, na mesma reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras.

Seus títulos mais importantes conquistados no futebol são as Copas Libertadores da América de 1999, 2020 e de 2021 e a Copa Rio de 1951, considerado por seus torcedores como um Campeonato Mundial de Clubes.

É a equipe brasileira com o maior número de títulos de abrangência nacional conquistados. O alviverde possui 15 conquistas deste porte, com destaque maior para seus onze títulos do Campeonato Brasileiro. Além destes campeonatos, o Palmeiras já venceu no país as Copas do Brasil de 1998, 2012, 2015 e 2020 e a Copa dos Campeões CBF de 2000. No âmbito internacional, conquistou a Copa Mercosul de 1998 e a Recopa Sul-Americana de 2022 além das 3 já citadas Libertadores.

E aproveitando, se você quiser aprender um pouco mais sobre a história de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, sugiro que você leia o livro Cego É Aquele Que Só Vê A Bola, de João Paulo Streapco. É uma ótima opção para aprender algo com base em fatos e publicações da época, além de aprender um pouco mais sobre a história da cidade de São Paulo.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte inspirada nos antigos Gulliver do final da década de 1980 e início da década de 1990.

Comentários