POUSO ALEGRE FC, DE POUSO ALEGRE - MG

Esse é o Pouso Alegre Futebol Clube, da cidade de Pouso Alegre, interior de Minas Gerais. O Dragão do Mandu acaba de conquistar a inédita vaga no Brasileirão Série C de 2023.

Foi fundado em 1913, com o nome de Pouso Alegre Football Club, dando início à história do futebol pousoalegrense. No entanto, devido às dificuldades da época, no final da década de 1910, o Pouso Alegre caiu no encerrou as atividades e retornou somente em 1928, disputando campeonatos amadores locais até meados da década de 1950, quando voltou a fechar.

Pouco mais de uma década longe dos gramados, o clube resolveu voltar no ano de 1967 para disputar a sua primeira competição profissional. O rubro-negro disputou naquele ano a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e foi o campeão da Chave Sul do torneio, mas acabou perdendo a vaga nos tribunais, por incluir um atleta em condição irregular.

A década de 1970 ficou marcada pelos torneios regionais que contavam com a participação de jogadores consagrados no futebol paulista, ou que viriam fazer sucesso nos gramados do Brasil. Com o Pousão a história não foi diferente e contou com alguns destaques do futebol paulista da época.

No início da década de 1980, a Liga Municipal foi reativada e os torneios amadores da cidade foram fortalecidos e boatos da volta do Pouso Alegre começaram a ser ouvidos pela cidade. A volta realmente ocorreu, em 1983. Ainda como time amador, o Pouso Alegre foi campeão da Copa Sul-Mineira, jogando com atletas somente da cidade de Pouso Alegre.

O ano de 1990 foi do Pouso Alegre, com o Dragão realizando o seu maior feito no futebol profissional. Disputando o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, com 18 equipes, alcançou a quinta colocação. Porém, com pouca estrutura, foi difícil manter o elenco e o time foi se desfazendo. Nos campeonatos seguintes, o clube perdeu pouco a pouco a sua identidade e em 1992 despediu-se da elite do futebol mineiro. Disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro até o ano de 1998 e foi nesse mesmo ano em que se licenciou da Federação Mineira de Futebol

Após alguns anos inativo, o Pousão anunciou sua volta às atividades em 2017 com um projeto ambicioso de voltar aos tempos de conquistas. O ano de 2018 marcou o retorno do Pouso Alegre aos gramados após 9 anos licenciados. Nesse ano, o Dragão do Mandu disputou a Segunda Divisão Mineira, no entanto, não conseguiu avançar às semifinais e caiu na primeira fase. Já em 2019, o Pouso Alegre novamente disputa a Segunda Divisão Mineira e conquistou seu primeiro título como profissional, se consagrou campeão do Campeonato Mineiro de Futebol de 2019 - Segunda Divisão

Em 2020, o clube foi campeão do Campeonato Mineiro de Futebol – Módulo II e se classificou para a Primeira divisão do Campeonato Mineiro.

Em 2022 fez sua primeira participação na Copa do Brasil, derrotou o Paraná em casa por 2–0 e se classificou à segunda fase da competição. Na segunda fase, jogando novamente no Manduzão, o Pouso Alegre enfrentou outro paranaense, o Coritiba. Conseguiu o empate por 1–1 no tempo normal, após sair atrás no marcador. No entanto, o Pousão foi superado nos pênaltis por 3–2. Já pelo Campeonato Mineiro, o Pouso Alegre fez uma campanha ruim e se salvou do rebaixamento na última rodada, ao vencer o Uberlândia por em casa, resultado que rebaixou o adversário.

Ainda em 2022, fez uma campanha histórica na Série D do Brasileirão, vai disputar a final contra o América de Natal e já garantiu a vaga na Série C do Brasileirão de 2023.

Nossa versão foi feita com lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Crak´s.

Comentários