Esse é o Rangers Football Club, um clube de futebol da cidade de Glasgow, Escócia. É um dos clubes mais antigos do mundo e tem uma grande rivalidade com seu vizinho Celtic F.C. As partidas entre os dois clubes são conhecidos coletivamente como Old Firm. O apoio tradicional dos Rangers vem em grande parte da comunidade sindicalista protestante, enquanto o apoio tradicional do Celtic vem em grande parte da comunidade católica.
Fundado em 1872, por quatro irmãos que escolheram o nome depois de vê-lo em uma revista de rugby. Foi um dos 11 membros originais da Associação Escocesa de Futebol e permaneceram na principal divisão do futebol escocês até a falência do clube original, no final da temporada 2011-12.
A fundação oficial do Rangers é reconhecida como tendo sido em 15 de julho de 1873, quando o clube se reuniu pela primeira vez e todo o 'staff' do grupo foi eleito, embora tenham sido documentadas duas partidas antes desta data. Os dados dessa temporada, como os registos dos jogos amistosos e os registos da época em que entrou na Federação Escocesa de Futebol foram perdidos, significando que o clube não participou da primeira Taça da Escócia.
A rivalidade mais distinta do clube é com o vizinho de Glasgow, o Celtic F.C. e as partidas entre os dois clubes são conhecidos como Old Firm. O apoio tradicional dos Rangers vem em grande parte da comunidade sindicalista protestante, enquanto o apoio tradicional do Celtic vem em grande parte da comunidade católica. Durante o século XIX muitos imigrantes vieram da Irlanda para Glasgow - esta foi uma época de considerável sentimento anticatólico e anti-irlandês na Escócia. O sucesso inicial do Celtic, associado à comunidade irlandesa e católica, foi descrito como o fortalecimento da identidade sindicalista protestante dos Rangers, contribuindo para a eventual ausência de jogadores abertamente católicos da equipe. Do início do século XX em diante, os católicos não eram contratados pelo clube, nem empregados em outras funções proeminentes como uma 'regra não escrita'.
A primeira partida do Old Firm teve lugar em 1888, data da criação oficial do Celtic e foi vencida pelo Celtic e já foram disputadas mais de quatrocentas partidas até o momento. A rivalidade do Old Firm alimentou muitos ataques, às vezes levando à morte, nos dias de derby do Old Firm.
Em 1876 o Rangers teve o seu primeiro convocado com Moses McNeil a representar a Escócia numa partida contra o País de Gales, e em 1877 o Rangers chegou à final da Taça da Escócia. A primeira final da Taça da Escócia vencida pelo Rangers foi em 1894 depois de vencer por 3-1 o Celtic na final. Na virada do século, o Rangers venceu duas ligas e três taças da Escócia.
Apenas em 1989 o Rangers assinou com Mo Johnston, a "sua primeira grande assinatura católica romana". Johnston foi o primeiro católico de destaque a assinar com o clube desde a época da Primeira Guerra Mundial, embora outros católicos tenham assinado com o Rangers antes. Desde a assinatura de Johnston, um influxo de jogadores de futebol estrangeiros contribuiu para que os jogadores católicos se tornassem comuns no Rangers. Em 1999, Lorenzo Amoruso se tornou o primeiro capitão católico do clube.
Em 2012, o Glasgow Rangers que devia mais de 26 milhões declara falência. Rangers foram um dos membros originais da Liga Escocesa de Futebol e permaneceram na divisão de topo continuamente até o assentamento de The Rangers Clube de Futebol PLC no final da temporada 2011-12. Com uma nova identidade corporativa, o clube ganhou a admissão ao quarto nível da liga escocesa no tempo para o começo da estação seguinte, e foi promovido três vezes em quatro anos para retornar à primeira linha.
Em 07 de março de 2021 o Rangers sagrou-se Campeão Escocês pela 55ª vez, após uma década. Com isso, os Rangers ganharam mais títulos de campeonato do que qualquer outro clube do mundo, vencendo o Campeonato Escocês 55 vezes (um a mais que o Celtic), a Copa da Escócia 34 vezes, e a Copa da Liga Escocesa 28 vezes e alcançando o agudos dos três na mesma temporada sete vezes. Os Rangers foram o primeiro clube britânico a chegar ao torneio final da e venceu a UEFA Taça dos Clubes Vencedores de Taças em 1972 depois de ser vice-campeão duas vezes em 1961 e 1967.
Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Crak´s, porém com a numeração diferente da habitual.
Comentários
Postar um comentário