Esse é o Red Bull Bragantino, da cidade de Bragança Paulista-SP. O Massa Bruta foi comprado pela multinacional austríaca Red Bull em 2019 e está na primeira divisão do Brasileirão desde 2020. Promete dar trabalho!
O clube foi fundado em 1928 depois de alguns desentendimentos entre os dirigentes do Bragança Futebol Clube, tradicional clube amador da cidade na época. No ano de 1931 o Braga conquista a Taça Raul Leme sobre o rival Bragança FC, recebendo da imprensa local o apelido de Massa Bruta.
O Bragantino viveu sua melhor fase entre os anos de 1989 e 1994. Em 1989 o Massa Bruta foi Campeão Brasileiro da Série B, garantindo assim acesso à Série A do Futebol Nacional. Em 1990, o "Braga" fez uma campanha regular no campeonato brasileiro, mas o melhor foi o Paulistão, onde a equipe comandada pela até então revelação dos técnicos de futebol, Vanderlei Luxemburgo, foi campeão com um time que contava com jogadores que chegaram à seleção como Mauro Silva, Gil Goiano e o atacante Silvio.
No ano de 1991, o Braga ficou sem seu principal destaque, o treinador Vanderlei Luxemburgo, contudo o clube de contratou ninguém menos que Carlos Alberto Parreira como treinador, o elenco foi preservado e esse planejamento deu resultado. O clube foi vice campeão brasileiro, perdendo para o São Paulo na final.
No ano de 1992, o Bragantino continuou com boas apresentações, terminando o Campeonato Brasileiro na fase de classificação em terceiro lugar. Nos anos de 1993 e 1994 o Bragantino continua com campanhas regulares: nos campeonatos brasileiros termina em 19º em 1993, fruto do confuso regulamento desta edição, e em oitavo, no ano de 1994.
Em 1995, o Bragantino fez campanha pífia no Campeonato Paulista e foi rebaixado para a Série A-2 do futebol estadual, iniciando assim a decadência do clube no futebol paulista. Porém no Campeonato Brasileiro a equipe conquistou um surpreendente sexto lugar na classificação final
No ano seguinte, em 1996, o Braga termina em último no Campeonato Brasileiro, sendo assim teoricamente rebaixado para a Série B junto com o Fluminense, porém foi favorecido pelas habituais viradas de mesa para proteger o Fluminense e continuou na primeira divisão.
Em 1997, o Bragantino o clube faz outra campanha ruim e terminando em 22º lugar, escapando do rebaixamento pelos critérios de desempate. Entretanto, em 1998 o inevitável acontece: o time termina em penúltimo, apenas a frente do América-RN e cai para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Daí então o clube enfrentou 20 anos de instabilidade, oscilando entre a segunda e terceira divisão no campeonato paulista e no brasileiro. Em 2017 e 2018 o clube consegue um período um pouco mais estável e volta para a primeira divisão do paulista e na mesma época consegue voltar para a Série B do Brasilerão.
Em março de 2019, o clube anunciou uma parceria com a Red Bull, que assumiu o departamento de futebol permanentemente, tendo como objetivo principal levar o clube de volta à Série A do campeonato brasileiro. No mesmo ano o Braga fez uma campanha de destaque no Brasileirão da Série B e em 15 de novembro o clube garantiu o título de campeão com duas rodadas de antecedência.
Garantido o acesso para o Brasileirão 2020, a Red Bull continuou investindo em jovens promessas e na estrutura do clube, Tinha como plano chegar à Libertadores em 2025, mas conseguiu sua classificação bem antes disso, estreando na competição em 2022. Infelizmente pegou um grupo muito difícil, com Nacional, Velez Sarsfield e Estudiantes De La Plata e ficou na lanterna do grupo.
Nossa nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Crak´s. Clique aqui para ver outras duas versões.
Comentários
Postar um comentário