SELEÇÃO DA BÉLGICA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Essa é a seleção belga de futebol, que representa a Bélgica nas competições de futebol da Federação Internacional de Futebol. É organizada pela Real Associação Belga de Futebol e hoje o seu melhor momento da sua história. Foi a carrasca do Brasil na Copa de 2018 e está no grupo F da Copa do Mundo de 2022 junto com Canadá, Croácia e Marrocos.

Nas Olimpíadas de 1900, a Bélgica foi representada pela Université de Bruxelles e conquistou a medalha de bronze. A equipe recebeu o apelido de Diabos Vermelhos em 1906 após vitória por 3 a 2 contra Países Baixos em Roterdã. Na edição de 1920 das Olímpiadas de Verão,  a seleção belga venceu o torneio de futebol, conquistando a medalha de ouro.

A Bélgica esteve presente em onze mundiais, sendo que sua melhor classificação se deu em 2018, na Rússia, onde terminou na terceira colocação. Na Eurocopa, o melhor desempenho foi o vice-campeonato de 1980.

Na Copa do Mundo de 2002, com um time bastante competente e campanha regular, a Bélgica foi eliminada pelo Brasil em uma das maiores controvérsias da história das Copas do Mundo, com um gol legítimo de Marc Wilmots sendo anulado, onde o árbitro inexplicavelmente marcou falta em cima do então zagueiro brasileiro Roque Júnior. Nem mesmo o próprio zagueiro brasileiro entendeu.

Na Copa do Mundo de 2018, a Seleção Belga ─ que já havia enfrentado duas eliminações para a Argentina na Copa do Mundo de 2014 e para o País de Gales na Euro 2016 ─ caiu no Grupo G: um grupo relativamente fácil, com Panamá, Tunísia e Inglaterra. Venceu os três jogos por 3 a 0, 5 a 2, e 1 a 0, respectivamente. Chegou às oitavas de final contra o Japão e provou seu poder de reação ao transformar um revés de 2 a 0 em uma vitória heroica de 3 a 2, com direito a um gol de contra-ataque de Chadli faltando 10 segundos para o término da partida. O adversário nas quartas de final era o pentacampeão Brasil, derrotado por 2 a 1 graças a um gol contra de Fernandinho e outro golaço de contra-ataque de Kevin De Bruyne. Caiu nas semifinais para a França, porém garantiu o 3º lugar e a melhor campanha de sua história em Copas do Mundo ao vencer novamente a Inglaterra, por 2 a 0.

Atualmente podemos ver a equipe que vem sendo considerada a geração de ouro da Bélgica. Para a Copa desse ano, no Catar, a Bélgica já está classificada e chega como uma das melhores seleções do mundo segundo o Ranking da FIFA. Vejamos o que a competição pode nos trazer.

Nossa nova versão da seleção belga foi montada em lentes de 42 mm com arte semelhante à chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi.

Comentários