TOMBENSE, DE TOMBOS-MG

Esse é o Tombense Futebol Clube, o aniversariante de ontem. É uma agremiação esportiva da cidade de Tombos, no estado de Minas Gerais. Desde sua profissionalização, em 1999, o clube nunca sofreu um rebaixamento, sendo assim, um dos clubes integrantes da seleta lista de times brasileiros que nunca foram rebaixados.

Foi fundado em 7 de setembro de 1914 por um grupo de garotos de 13 e 14 anos que se juntaram para fundar um clube de futebol, liderados pelo pai de um desses garotos. O senhor Vieira é considerado o fundador do clube.

Na era amadora, o Tombense destacou-se ao conquistar o campeonato da zona da mata mineira no ano de 1935, contra o Tupi de Juiz de Fora, em jogo final realizado em Carangola, cidade vizinha de Tombos. Durante as décadas seguintes, o Gavião Carcará revelou alguns atletas que posteriormente jogaram em equipes de maior porte, como Vasco da Gama, Flamengo, Atlético Mineiro, etc.

Em 1999, uma dupla de empresários começaram a gerir o Tombense para profissionalizar e melhorar o time, sendo campeão da segunda divisão mineira em 2002 e 2006. Chegaram à elite do futebol mineiro em 2012, quando foram vice-campeões do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Em 2013 o iniciante Tombense se classificou entre os 4 melhores do campeonato, conquistando uma vaga nas semifinais. Além disso, conseguiu outro feito inédito, que foi uma participação em uma competição a nível nacional. o Tombense classificou-se para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 - Série D e terminou como campeão do interior, porém desistiu de participar da Série D de 2013.

Em 2014, fez uma campanha mediana no Campeonato Mineiro, terminando na sétima colocação, o que rendeu uma classificação para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014 - Série D. Nesse mesmo ano disputou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história, mas foi eliminado ainda na primeira fase, para o Treze, da Paraíba.

Na Série D de 2014, alcançou um marco histórico. Fez ótima campanha e conquistou o título do Brasileirão Série D na disputa de pênaltis contra o Brasil de Pelotas, sagrando-se campeão de uma competição nacional pela primeira vez em sua história.

Em 2015, o Tombense fez outra boa campanha no Campeonato Mineiro, terminando em quarto lugar, se classificando às semifinais. Em 2017, o Tombense conseguiu avançar para as quartas de final da Série C, mas parou por aí. Em 2020, o Tombense fez outra campanha surpreendente: terminou a primeira fase na primeira colocação do Campeonato Mineiro, mas perdeu na final. Em 2021  terminou na quarta colocação, perdendo novamente nas semifinais.

Pela Série C de 2021, terminou a primeira fase no 2º lugar, assim se classificando para a próxima fase. Na segunda fase, conquistou o acesso inédito à Série B com uma rodada de antecedência, ao se classificar para a final contra o Ituano, para quem perdeu o título, terminando com o vice-campeonato.

Seus principais títulos são o Campeonato Brasileiro Série D de 2014, três Campeonatos Mineiros do Interior, dois Campeonatos Mineiro 2.ª Divisão (o terceiro nível do futebol mineiro), e duas Recopas Mineiras em 2021 e 2022.

Nossa versão foi feita em lentes de 42mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários