CLIPER, DE MANAUS-AM

Esse é o Atlético Clipper Clube, um clube de esportivo da cidade de Manaus - AM. Tem como principal finalidade a prática do futebol, tendo a águia dourada como seu mascote.

Foi fundado em 1952 por esportistas locais. Primeiramente foi sugerido que seu nome seria Eclipse, por isso a combinação do preto com amarelo como um sol sombreado, mas seus dirigentes decidiram inovar e adotar o nome atual, Clipper.

Disputou varias edições da Primeira Divisão do Campeonato Amazonense entre os anos de 1957 e 1961. Com a profissionalização do campeonato estadual em 1964 o clube passou a destinar-se unicamente às categorias de base e campeonatos amadores da cidade, deixando de ingressar na recém criada liga profissional, como a maioria dos mais de 21 clubes que disputavam o Amazonense em suas divisões na época.

Começou a participar de campeonatos profissionais apenas em 1996, quando ano obteve sua primeira conquista profissional, a Taça Cidade de Manaus e acabou sendo uma grande surpresa com o vice-campeonato estadual daquele ano, perdendo o título para o Nacional na disputa de um quadrangular final que envolvia também Rio Negro e São Raimundo. 

Figura frequente naqueles anos, em 2002 o Clipper voltou a ser competitivo. Depois de vencer a Copa Amazonas de Futebol, que serviu como fase preliminar, o clube disputou o título, vencendo a Taça Estado do Amazonas de Futebol. Novamente foi derrotado pelo Nacional na final do torneio.

Depois do segundo vice-campeonato, o clube não obteve mais campanhas brilhantes, chegando a amargar duas lanternas do campeonato em 2004 e 2006, quando disputou a Primeira Divisão pela última vez depois de onze anos seguidos. O clube entrou em licenciamento de dois anos, retornando para disputar a Segunda Divisão de 2009.

Em 2019 com a posse do novo presidente, o Clipper conseguiu se reorganizar e pela primeira vez em seis participações foi competente em lutar pelo acesso à primeira divisão, porém, num torneio rápido de apenas quatro jogos, esbarrou nas forças do emergente Amazonas FC e do tradicional São Raimundo, ficando assim em 3º lugar.

Em 2020 foi campeão da segunda divisão estadual, voltando para a primeira divisão amazonense de 2021. Em 2021 caiu nas quartas-de-final para o Nacional, terminando em sexto lugar. Em 2022 foi rebaixado no Campeonato Amazonense.

Nossa versão foi montada com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários