Esse é o Mirassol Futebol Clube, da cidade de Mirassol, interior do estado de São Paulo. O clube acaba de ser Campeão Brasileiro da Série C! Em são Paulo, conseguiu o acesso à primeira divisão paulista pela primeira vez em sua história em 2007 e desde 2008 é presença constante no Paulistão.
Em suas duas primeiras décadas de existência, o Mirassol disputou partidas amistosas e torneios regionais e apenas no ano de 1951, participou pela primeira vez de uma competição da Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A2), ao lado de XV de Jaú, Internacional de Bebedouro e Monte Azul, entre outros.
No ano seguinte, o clube voltou ao amadorismo, disputando apenas competições regionais, estaduais e jogos amistosos com sua equipe juvenil (que foi criada em 1937). Após nove anos longe de competições profissionais, o Mirassol retornou, em 1960, para disputar o Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual A-3). No ano seguinte passou a disputar a segunda divisão estadual, onde permaneceu por quatro temporadas.
Na década de 1960, com o surgimento do Grêmio Recreação Esporte e Cultura Mirassol (GREC), em 1957, começa uma grande rivalidade entre as duas equipes, que viriam a se enfrentar pela Terceira Divisão de 1962 e 1963. Em 1961, no seu ano de estreia no Campeonato Paulista organizado pela Federação Paulista de Futebol, o GREC sagra-se campeão da Quarta Divisão (atual Série B), aumentando ainda mais a rivalidade, uma vez que o Mirassol ainda não havia conquistado nenhum título no profissionalismo.
Apesar dessa crescente rivalidade, era consenso que, para uma cidade daquele tamanho, dois times profissionais eram demais. Então, em 1964, os dois clubes resolveram se unir, e houve a fusão entre eles. Com isso, o Mirassol Futebol Clube mudou seu nome para Mirassol Atlético Clube, deixando as cores verde e amarela de lado para adotar a azul e branca.
Com a nova denominação, disputou o Campeonato Paulista entre 1965 e 1968, se afastou novamente, e voltou a jogar profissionalmente em 1972. Depois de 17 anos, devido a um certo "distanciamento" dos "grequianos" na condução do clube, os dirigentes se reuniram e decidiu-se pela volta do Mirassol Futebol Clube, e o clube voltou a ter o nome original, com o mesmo uniforme nas cores verde e amarela.
Em 2007 o clube terminou a "série A-2" na terceira colocação, garantindo o direito de disputar pela primeira vez na sua história a Primeira Divisão (atual A-1) do Campeonato Paulista. Desde então é presença frequente na elite do futebol paulista, vez ou outra dando trabalho aos grandes times do estado com em 2020, quando foi o terceiro colocado na classificação final do Paulista.
Em fevereiro de 2021, o Mirassol alcançou seu maior título. Foi campeão brasileiro da série D ao vencer o Floresta - CE nas finais. Em março de 2022, conseguiu pela primeira vez se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil, eliminando o tradicional Grêmio Porto-Alegrense.
Confirmando sua contínua evolução, o clube acaba de ser Campeão Brasileiro da Série C ao bater o ABC de Natal nas finais. O clube do interior paulista emplacou dois títulos nacionais seguidos e vai participar da Série B pela primeira vez na sua história.
Nossa nova versão foi montada em lentes de 42mm com arte semelhante a um dos padrões utilizados pela antiga Brianezi.
Comentários
Postar um comentário