PAULISTA, DE JUNDIAI-SP, DE NOVA ROUPA VELHA

Esse é o Paulista Futebol Clube, da cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo. Atualmente disputa a segunda divisão do campeonato paulista (o terceiro nível do futebol do estado) e está fora das competições nacionais. Seu maior título é a Copa do Brasil de 2005.

Foi fundado a 17 de maio de 1909 por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro dando  continuidade ao Jundiahy Foot Ball Club, que existiu na cidade de Jundiaí, entre 1903 e 1908.

Nos primeiros anos de fundação, o clube servia mais para disputas internas dos seus associados e em 1926, o Galo do Japi foi convidado a participar do Campeonato Paulista de Futebol de 1926, organizado pela Liga dos Amadores de Futebol. No ano de 1941, foi criada a Federação Paulista de Futebol, federação na qual o clube se filia.

Em 1948, foi criada a segunda divisão estadual, com participação do Paulista, onde o Galo só teve sucesso em 1968, quando conquistou o acesso de maneira invicta. Ficou dez anos na 1ª divisão, sendo que foi rebaixado em 1978. Em 1984 o Galo estava de volta elite, mas em 1986 o clube foi rebaixado outra vez à 2ª divisão.

Em 1990 o Paulista inicia sua melhor fase ao fechar uma parceria com a Lousano, mudando seu nome  para Lousano Paulista, trazendo o clube da Série A-3 a A-2 em 1995. Em 1997, o Galo conquista o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Em 1998, foi desfeita a parceria com a Lousano, mas o clube acerta uma parceria com a Parmalat, que faz alterar o nome do clube radicalmente para Etti Jundiaí. No fim das contas, os investimentos que a empresa fez ao clube foram bons, pois trouxeram o clube de volta à 1ª divisão estadual e à 2ª divisão nacional.

No ano de 1999, o clube sagrou-se campeão da Copa Estado de São Paulo, que atualmente leva o nome de Copa Paulista. Em 2002, a Parmalat retira os investimentos do futebol e o clube começa a tocar a sua vida sem parceiros, com o nome voltando a ser Paulista após um plebiscito realizado na cidade.

Em 2004, o clube chega à final do Campeonato Paulista, torneio que perde para o São Caetano. Em 2005, o clube atinge o seu maior título conquistando a Copa do Brasil, derrotando apenas adversários da 1ª divisão. As vítimas do Galo, comandado pelo técnico Vágner Mancini, foram: Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e Fluminense.

Após algumas temporadas razoáveis, em 2007 o clube foi rebaixado para a Série C do Brasileirão. Embora tenha conseguido mais alguns títulos como por exemplo a Copa Paulista de 2014, atualmente o clube vive uma fase bastante difícil. 

Nossa nova versão foi montada em lentes de 42mm com arte semelhante aos times de arte padronizada da antiga Brianezi.

Comentários