Esse é o Clube Atlético Penapolense, um clube brasileiro de futebol da cidade de Penápolis, interior do estado de São Paulo. Na atual temporada, o Penapolense disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, equivalente ao quarto nível estadual.
O futebol surgiu em Penápolis de forma amadora, assim como em muitas outras cidades do interior paulista. Nas décadas de 1920 e 1930, os corações penapolenses dividiam-se entre o Esporte Clube Corinthians, conhecido por “Pendura Saia” e o Penápolis Futebol Clube, o popular “Esmaga Sapo”. As duas equipes disputavam jogos acirrados até que em 1934, em um clássico entre as duas equipes, uma confusão generalizada tomou conta do estádio. Como consequência da confusão, uma das arquibancadas de madeira ruiu, ferindo alguns espectadores. A partida foi cancelada, os clubes perderam popularidade e foram extintos.
Dez anos depois, em 1944, a Prefeitura de Fernandópolis convidou Penápolis para um amistoso. O convite foi aceito e a cidade montou uma “seleção” para enfrentar a cidade vizinha. Este acontecimento deu novo impulso ao futebol penapolense, levando Godofredo Viana, gerente do Banespa na cidade à época e grande figura da sociedade, a investir sua influência na fundação de um novo clube, que representasse Penápolis.
Foi assim que em 1944 foi criado o Clube Atlético Penapolense. As cores adotadas foram as da bandeira da cidade, já utilizadas pelo combinado que foi a Fernandópolis naquele ano
De início o Penapolense se dedicou apenas às competições amadoras. Em 1951, a equipe filiou-se à Federação Paulista de Futebol, participando pela primeira vez de um torneio profissional – a Segunda Divisão (atual Série A2). O clube jogou mais um ano o torneio, licenciando-se em 1953. Desde então foram 40 anos de poucas competições profissionais e muitos licenciamentos na Federação Paulista, retornando em definitivo apenas em 1991 ,quando disputou a Segunda Divisão (A3).
Apenas em 2011 o CAP conquistou seu primeiro título profissional na história, o de Campeão Paulista da Série A3. No ano seguinte o Penapolense garantiu o inédito acesso à elite do futebol paulista, terminando com a 4ª melhor campanha da competição. Foi um feito histórico para o clube e para a cidade, pois depois de 69 anos de história, o Penapolense disputaria pela 1ª vez o Paulistão da Série A1.
Em 2013 a equipe estreou na elite do futebol paulista terminando a primeira fase da competição na 8ª colocação, garantido vaga para as quartas de final e também para uma inédita disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Nas quartas de final o CAP encarou o São Paulo e foi derrotado no Estádio do Morumbi por 1 a 0. Nesse mesmo ano a equipe voltou suas atenções para a estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, em sua primeira participação em uma competição nacional. O clube ficou no grupo A7, juntamente com Juventude-RS, Villa Nova-MG, Marcílio Dias-SC e Santo André, mas não conseguiu alcançar a classificação.
Em 2014, o Penapolense fez mais uma ótima campanha no Campeonato Paulista, terminando a primeira fase em segundo do Grupo A, atrás do São Paulo, equipe que viria a enfrentar nas quartas de final, assim como no ano anterior. Só que desta vez a sorte mudou: o time eliminou o São Paulo nos pênaltis, em pleno Estádio do Morumbi após empate sem gols, avançando às semifinais pela primeira vez. Nas semifinais, enfrentou o Santos na Vila Belmiro, sendo derrotada por 3 a 2.
O ano de 2015 foi bem diferente dos outros anos e o Penapolense acabou rebaixado no Paulistão. Ficou três anos sem conseguir brigar pela volta à primeira divisão paulista e em 2020 foi rebaixado para a Série A3, terminando o campeonato na lanterna da competição. E em 2021, disputando a Série A3, é novamente rebaixada, caindo para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista (que na prática é a quarta e última divisão estadual), onde continua até hoje.
Nossa versão é um dos poucos times da Dallas Futebol de Mesa. Está na coleção desde 2019, mas comprei usado. A arte me parece baseada no uniforme de 2015, quando ainda estava na primeira divisão do estadual.
Comentários
Postar um comentário