SÃO CAETANO, DE SÃO CAETANO DO SUL - SP, DE NOVA ROUPA VELHA

Essa é a Associação Desportiva São Caetano, um clube brasileiro de futebol da cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana do estado de São Paulo, microrregião do ABC Paulista. É chamado popularmente de "Azulão", que, além de seu mascote, faz alusão a uma das cores do clube, o azul - a outra é o branco.

O clube foi fundado em 1989, quando um grupo de pessoas ligadas à cidade de São Caetano do Sul, liderados pela família Tortorello, resolve reerguer o futebol na cidade, que já havia passado por boas fases com o São Caetano Esporte Clube (anos 30), a Associação Atlética São Bento (anos 50) e o Saad Esporte Clube (anos 70), todos ex-integrantes da elite do futebol paulista. Primeiro, o grupo utilizou o nome da Sociedade Esportiva Recreativa União Jabaquara, clube de São Caetano que atendia à principal exigência da FPF (Federação Paulista de Futebol): ter disputado campeonatos nos últimos três anos. Uma vez filiado, o nome mudou para Associação Desportiva São Caetano.

Os maiores momentos de sua história foram vividos na primeira metade da década de 2000, quando o clube sagrou-se duas vezes vice-campeão do Campeonato Brasileiro (em 2000 e 2001) e quando também foi vice da Copa Libertadores da América em 2002. Sua principal conquista no futebol profissional é o Campeonato Paulista de 2004.

O São Caetano era apenas mais uma equipe pequena no Brasil até participar da Copa João Havelange em 2000. Entrou no torneio no Módulo Amarelo, equivalente à segunda divisão nacional. Um ano antes, em 1999, disputou a Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B, liderou com folga a primeira fase do campeonato, mas caiu diante do Santa Cruz.

Na Copa João Havelange, o time conseguiu o Vice-Campeonato do Módulo Amarelo, perdendo para o Paraná. A conquista deu ao clube acesso ao mata-mata decisivo da competição, e a chance de encarar os "grandes" do futebol brasileiro. O primeiro adversário foi o Fluminense. Após empatar por 3–3 o jogo de ida, no Parque Antártica, o clube foi ao Rio de Janeiro e eliminou o tricolor carioca, com uma vitória por 1–0, gol do atacante Adhemar, em pleno Maracanã lotado, com mais de 70.000 torcedores. Posteriormente, o clube perderia o título brasileiro para o Vasco, no Maracanã depois de eliminar grandes equipes, como Palmeiras, Grêmio e o próprio Fluminense.

Nascia ali a carreira do São Caetano como um clube "de chegada", referendada com o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de 2001. Em 2002 foi vice-campeão da Libertadores, perdendo para o Olímpia, do Paraguai, em uma final histórica, após o São Caetano ter eliminado grandes equipes na campanha, chegou na final contra o Olímpia do Paraguai que vivia o ano de seu centenário, venceu o primeiro jogo de ida da final por 1–0 no Defensores Del Chaco em Assunção no Paraguai. No jogo de volta em São Paulo, no estádio do Pacaembu lotado com todos os grandes de São Paulo se reunindo para torcer pro São Caetano, no primeiro tempo o São Caetano fez 1–0 de novo, mas o São Caetano conseguiu perder esse título, no início do segundo tempo, em um intervalo de 10 minutos tomou a virada para 2–1 e acabou perdendo nos pênaltis.

Em 2004, o clube conquistou seu primeiro título de primeira divisão, o Campeonato Paulista, sob o comando de Muricy Ramalho. Outro destaque em 2004 foi a participação do São Caetano na Copa Libertadores. O time foi segundo colocado em seu grupo, passou pela repescagem e pelas oitavas-de-final até ser eliminado nas quartas-de-final pelo Boca Juniors na Argentina, após uma emocionante disputa de pênaltis.

Ainda em 2004 o clube passou por uma tragédia. Seu jogador Serginho estava jogando em uma partida pelo Campeonato Brasileiro contra o São Paulo, no Estádio do Morumbi quando sofreu um ataque cardíaco aos quinze minutos do segundo tempo da partida. Ele morreu no hospital quarenta minutos mais tarde, aos 30 anos de idade. Entre outros, o São Caetano foi punido em 24 pontos, o equivalente a oito vitórias no campeonato.

Embora tenha conseguido se segurar na Série A do Brasileirão de 2004, o clube fez uma péssima campanha em 2005, se salvando do rebaixamento na última rodada, porém foi rebaixado no ano seguinte.

Ficou na Série B de 2007 até 2013, ano em que foi rebaixado para a Série C do Brasileirão e para a Série A2 do Paulista. Atualmente a equipe disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e foi o campeão da Série A2 do Paulista de 2020, voltando a disputara primeira divisão do Paulistão em 2021.

Afora os três campanhas dos vice-campeonatos citados acima, seus principais títulos são o Campeonato Paulista de 2004, a Copa Paulista de 2019, o Campeonato Paulista – Série A2 de 2000, 2017 e 2020. Infelizmente o Azulão foi rebaixado novamente no Paulista e vai jogar o Paulistão Série A2 de 2021.

Nossa nova versão foi feita com lentes de 42mm no estilo duas faixas.

Comentários