SELEÇÃO DA FRANÇA

A Seleção Francesa de Futebol representa a França nas competições de futebol da UEFA e FIFA. Faz parte de um seleto grupo de seleções junto com Argentina, Alemanha e Brasil como as únicasa conquistar a quádruple corona, vencedora da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpicos, da Copa das Confederações, e da Eurocopa ou Copa América.

A seleção francesa se tornou uma potência no futebol mundial a partir da década de 80, quando era comandada por Michel Platini, um dos melhores jogadores do mundo à época. Destacaram-se pelo vistoso futebol apresentado no título da Eurocopa de 1984, pelo 3° lugar na Copa do Mundo de 1986, além de um 4° lugar em 1982. Na década de 80, os franceses foram campeões também nos Jogos Olímpicos de 1984, vencendo o Brasil na grande final por 2x0.

Os melhores anos viriam na década seguinte. Apesar de ficarem fora da Copa de 1994, a histórica geração de Zinédine Zidane, Thierry Henry e cia. chegou até as semifinais do Euro 1996, e 2 anos depois conquistaram a Copa do Mundo de 1998, realizada em território francês. Em 2000, ainda com seus a mesma base, venceram também a Eurocopa.

Apontada como favorita para no Mundial seguinte, realizado na Coreia e no Japão, a performance do time na Copa do Mundo de 2002 foi decepcionante, não ganhando um único jogo, nem marcando um gol sequer. Apesar disso ainda chegaram ao Eurocopa 2004 como favoritos, mas foram batidos nas quartas-de-final para Grécia que se tornaria a campeã e dois anos depois foi segunda colocada na Copa do Mundo de 2006 perdendo nos pênaltis para a Itália. 

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, após ter ficado no 2° lugar de seu grupo, perdendo a vaga direta para a Sérvia, a França apenas conseguiu o seu lugar na repescagem, diante da Irlanda, com um gol polêmico, em que o atacante Thierry Henry conduziu a bola com a mão antes de fazer o passe para o seu companheiro de equipe, Gallas, que completou a jogada marcando o gol da classificação. Na Copa do Mundo, porém, marcou apenas um ponto nos três jogos que disputou e foi eliminada na fase de grupos.

Na Copa do Mundo de 2014, que teve o Brasil como sede, a França não pode contar com seu principal jogador, Frank Ribery, cortado semanas antes do mundial, por uma lesão, mas mesmo assim a França consegue mostrar um bom futebol. A boa campanha francesa teve fim nas quartas de final, com a derrota de 1 a 0 para a Alemanha, que seria a campeã do torneio.

Em 2016 a França foi a sede da Eurocopa. Com uma equipe liderada por Antoine Griezmann, melhor jogador do torneio e artilheiro da competição, a França chega até a final como grande favorita ao título depois de superar a Alemanha na semifinal. Porém os donos da casa acabaram por amargar o vice-campeonato diante de Portugal que venceu por 1x0 com gol marcado durante a prorrogação.

Em 2018 foi campeã da Copa do Mundo da Fifa, realizada na Rússia, após derrotar a Croácia na final por 4x2. A base da equipe campeão veio da Copa de 2014 com Olivier Giroud, Mathieu Valbuena, Paul Pogba, Blaise Matuidi, Raphaël Varane, Mamadou Sakho, Hugo Lloris e na frente disso tudo, Kylian Mbappé.

Está classificada para a Copa de 2022, no Catar, e vai participar do grupo D junto com Austrália, Dinamarca e Tunísia.

Nosso modelo foi feito em lentes de 45mm com arte própria inspirada na seleção campeã mundial em 1998.

Comentários