AS MONACO, DA FRANÇA, DE ROUPA NOVA

Essa é a Association Sportive de Monaco Football Club, um clube de futebol do principado de Mônaco, mas que é registrado pela Federação Francesa de Futebol fundado em 1924. Com oito títulos da Ligue 1 e cinco da Copa da França, além de uma Copa da Liga Francesa e quatro Supercopas da França, é um dos clubes mais bem sucedidos do futebol francês. Destacam-se também as campanhas da Liga dos Campeões da UEFA de 2003-04 e da Recopa Europeia de 1991-92, onde a equipa foi finalista nas duas.

Fundado em 23 de agosto de 1924, resultado da fusão de diversos clubes locais do principado como o Clube de Natação, Monaco Sport (ex-Herculis clube de futebol emblema do Principado fundada em 1903, rebatizado em 1923 Monaco Sport), AS Beausoleil, Estrela de Mônaco e AC Riviera.  Logo após sua fundação o clube foi convidado pela Federação Francesa para participar na Ligue 1.

Começou a vencer alguns campeonatos no futebol profissional francês na década 1960, vencendo eventualmente tanto a Liguei 1 quanto a Coupe de France. Teve alguns anos de destaque no cenário europeu como na década de 80, final dos anos 90 e início dos anos 2000, porém não conseguiu nenhum título europeu, embora tenha chegado às finais tanto da Champions League quanto da Europa League.

Uma crise financeira levou o clube ao declínio após a temporada de 2005/06 e o clube foi rebaixado para a segunda divisão francesa. 

Tudo mudou em 2011. Após sua compra pelo bilionário Dmitry Rybolovlev, o clube tornou-se muito rico e montou elencos milionários, voltando a Ligue 1 na temporada 2013/14. Na primeira divisão do futebol francês, o Monaco foi se reforçando o máximo com grandes estrelas do futebol mundial. Os primeiros contratados foram a dupla João Moutinho e James Rodríguez, ambos do Futebol Clube do Porto de Portugal, ao custo de 70 milhões de Euros. Logo depois vieram Ricardo Carvalho e Falcão Garcia. A contratação de Falcão Garcia no valor de 58 milhões de Euros, bateu recorde e se tornou a maior transferência da historia do futebol francês, desbancando a de Lucas Moura para o PSG. O clube compra ao mesmo tempo, outro atacante, a jovem esperança do Lyon, Anthony Martial (então com 17 anos) por 5 milhões de euros, o que é extremamente raro para um jogador dessa idade, e o zagueiro do Valenciennes Nicolas Isimat-Mirin por 4 milhões de euros. É um dos poucos clubes franceses que conseguem fazer frente ao outro novo-rico francês, o PSG.

Venceu a Ligue 1 por 8 vezes, a última em 2016/17, e venceu a Coupe de France 5 vezes, a última em 1991.

Montado com arte própria sob lentes de 45mm, baseado no time campeão francês de 2016/17.

Comentários