CEARÁ, DE FORTALEZA - CE, DE NOVA ROUPA VELHA

Esse é o Ceará Sporting Club,  um clube poliesportivo brasileiro sediado em Fortaleza - CE. Seu mascote é o vovô, não por ser o time mais velho da capital cearense, mas por Meton de Alencar Pinto, então presidente do clube, que ao receber os atletas juvenis do América Futebol Club, os tratou como seus netinhos.

No estado do Ceará, o futebol teve seus primeiros passos dados por marinheiros e funcionários de empresas inglesas instaladas no estado em 1903. Em 1904, José Silveiria, jovem estudante na Suíça, trouxe a primeira bola oficial para o estado. Logo o futebol tornou-se paixão popular; não demorou muito e surgiram inúmeras equipes.

No dia 2 de junho de 1914, caminhando pelo centro da capital do estado Ceará, Luís Esteves Júnior e Pedro Freire conversavam sobre diversos assuntos, principalmente sobre política internacional. Após chutar uma pedra no meio do caminho, começaram a falar sobre futebol, surgindo a ideia de fundar um clube. Ao encontrar colegas no Café Art Nouveau, na Praça do Ferreira, a ideia da dupla foi se concretizando. Ainda no mesmo dia, a turma se reuniu e escolheram o nome do clube como Rio Branco Football Club, com camisas de cor roxa e calções brancos.

Devido a dificuldade de se obter camisas na cor roxa na época, um ano após a fundação do clube foi decidido mudar as cores do uniforme para preto e branco. Ainda da mesma reunião, foi combinado mudar o nome do time para Ceará Sporting Club, em resposta ao crescente sentimento regionalista da época. 

Hoje o vozão é o único time do estado e um dos poucos do Brasil a nunca ter participado da Série C do Campeonato Brasileiro, embora seja o clube brasileiro com maior número de participações na Série B. Tem como principais títulos os campeonatos do Torneio Norte–Nordeste de 1969, o bicampeonato da Copa do Nordeste, ambos conquistados de forma invicta em 2015 e 2020, além de 45 títulos estaduais, recorde no estado do Ceará.

Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Crak´s.

Comentários