O Fotbal Club Seteaua Bucuresti (FCSB) é um clube romeno, sediado na cidade de Bucaresti. Fundado em 1947, é o maior vencedor do futebol romeno, sendo inclusive campeão da UEFA Champions League de 1985/86.
O clube tem uma história recente curiosa. Fundado pelo exército romeno em 1947, o clube foi vendido para um grupo de empresários em meados de 1998, mas em 2004 o clube foi comprado por um empresário e político de má fama chamado Gigi Becali (preso por corrupção em 2011) e o exército entrou na justiça para recuperar a identidade do clube e ganhou a causa em 2014, deixando o clube sem nome, sem cores e sem identificação.
Depois disso um novo escudo foi criado em janeiro de 2015. A cruz e a estrela de oito pontas no novo emblema se devem ao fato do controverso proprietário do clube ser cristão ortodoxo. As duas estrelas acima do escudo são uma alusão às duas dezenas de títulos da Liga I, a elite do futebol romeno - ao todo, os estrelados possuem 25 taças da primeira divisão.
No início desse ano o proprietário do clube chegou a proibir atletas vacinados de jogar, dizendo que os jogadores vacinados perdiam rendimento em campo.
Ao que parece, a disputa judicial sobre o nome, emblema e cores do time continua rolando até hoje. Depois que o Ministério da Defesa Nacional processou o FC Steaua Bucureşti em 2011 alegando que o exército da Romênia era o legítimo dono do logotipo, cores, honras e nome Steaua, o Comitê Executivo da Federação Romena de Futebol aprovou um pedido para modificar o nome do clube de SC Fotbal Club Steaua Bucureşti SA para SC Fotbal Club FCSB SA em 2017, após mais sentenças judiciais. A CSA Steaua Bucureşti, agora sob o comando do exército romeno, refundou seu departamento de futebol no verão do mesmo ano, a princípio substituindo o clube. No entanto, o dono do clube anunciou que seu time manteria as honras originais e o coeficiente da UEFA, e também esperava recuperar o nome no futuro próximo.
Nossa versão foi feita com arte própria sob lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário