Esse é o PSV Eindhoven (Philips Sport Vereniging, que significa Associação Desportiva Philips), um clube de futebol profissional de Eindhoven, nos Países Baixos. É, assim como o Ajax de Amsterdã e Feyenoord de Roterdã, um dos três grandes clubes dos Países Baixos. O maior momento do clube foi a conquista da Taça dos Campeões Europeus, atual Liga dos Campeões da UEFA, em 1988.
O clube de futebol neerlandês Philips Sport Verening Eindhoven foi fundado em 1913 por um grupo de operários da fábrica Philips, precisamente sediada em Eindhoven. A formação do clube foi uma forma de comemorar o centésimo aniversário da independência dos Países Baixos.
Sofrendo forte concorrência interna do Ajax de Amsterdã, o PSV foi conquistando alguns títulos e prestígio, que o levaram a ser convidado a participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, em 1955. Nessa altura brilhava na equipa o goleador Coen Dillen.
Na década de 1980, a multinacional Philips investiu fortemente no clube e foi construída uma equipe que dominou o futebol neerlandês e mostrou talento na Europa. O treinador era Guus Hiddink. O PSV ganhou quatro campeonatos consecutivos, entre 1986 e 1989, mas acima de tudo em 1987/1988 conquistou a prestigiada Taça dos Campeões Europeus, entre os elementos da equipe destacavam-se Ronald Koeman, Erik Gerets, Vanenburg e o goleiro Hans van Breukelen, assim como Gullit, que saíra em 1987 para jogar no Milan de Itália.
Em 1988 chegou ao clube o brasileiro Romário que em cinco temporadas marcou 174 gols, conquistando três campeonatos neerlandeses e duas Taças dos Países Baixos. Outro brasileiro que fez sucesso no PSV foi Ronaldo, que chegou com apenas 17 anos em 1994. Assim como Romário, foi vendido ao Barcelona.
Os principais títulos do PSV são uma UEFA Champions League (1987/88), uma Europa League (1977/78), 24 campeonatos neerlandeses, o último em 2017/18 e 9 Copas dos Países Baixos, a última na temporada 2011/12.
Já fizemos algumas versões do clube por aqui. Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm com arte inspirada na época que um certo Romário passou pelo clube.
Comentários
Postar um comentário