SELEÇÃO DE MAPUCHE

Essa é a Seleção Mapuche de Futebol, que representa o Povo Mapuche em competições de futebol. Em 2019 se filiou CONIFA, se tornado a primeira seleção da América do Sul a fazer parte da organização de nível mundial, que é composta por equipes não filiadas à FIFA.

Os mapuches são um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. Localizados entre os rios Biobío e o Toltén (atual Chile), os mapuches conseguiram resistir aos conquistadores espanhóis na chamada Guerra de Arauco, uma série de batalhas que durou 300 anos, com longos períodos de trégua. A coroa de espanhola reconheceu a autonomia destes territórios em 1641, por meio do Tratado de Quilín, porém após a independência de Chile e Argentina, estes territórios foram invadidos por destacamentos militares republicanos, sendo a população Mapuche confinada em "reduções" no Chile e reservas indígenas na Argentina. Por conta deste processo de despojo territorial, mais que a metade da população indígena Mapuche vive hoje em dia em zonas urbanas, muitas mantendo, entretanto, vínculos com suas comunidades de origem.

A seleção mapuche, por não ser um país reconhecido, não é filiada à FIFA nem a CONMEBOL e não pode disputar a Copa do Mundo nem a Copa América. É afiliada ao COSANFF, organização regional sul-americana composta por seleções de povos e regiões não afiliadas a CONMEBOL e à CONIFA.

Participou de três edições do Campeonato Nacional de Futebol dos Povos Originários, um torneio de futebol para povos indígenas da América do Sul realizado no Chile, sendo campeã da edição de 2015 e vice campeã nas edições de 2012 e 2013. Também participou da Copa América CONIFA 2022, realizada na Argentina, onde ficou com a terceira colocação.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Crak´s.

Comentários