OESTE FC, DE BARUERI - SP, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Oeste Futebol Clube, ainda conhecido como Oeste Itápolis, mas desde 2017 está sediado na cidade de Barueri, interior do estado de São Paulo. Seu emblema e suas cores é uma homenagem ao Flamengo, time do coração de um dos fundadores, enquanto o nome é uma referência a região centro-oeste do estado de São Paulo, onde está situada a cidade onde o clube foi criado. 

Foi fundado em 1921 na cidade de Itápolis - SP, porém ficando grandes períodos de tempos sem participar do futebol profissional. O primeiro título conquistado pelo clube foi a terceira divisão do Campeonato Paulista de 1992, seguido pelas conquistas das extintas série B2 de 1997 e série B1 de 1998, respectivamente. No ano seguinte, terminou a Série A3 em segundo lugar, perdendo o título para o Rio Preto. Em 2002, o Oeste venceu a série A3 e, no ano seguinte, tornou-se campeão da série A2.

Na sua primeira participação na elite do estadual, o clube foi punido com a perda de doze pontos por escalação irregular e terminou sendo rebaixado. Quatro anos depois retornou para a primeira divisão estadual, conquistou Campeonato do Interior de 2011 e venceu a Série C do Campeonato Brasileiro de 2012. O Oeste disputa a Série B do Campeonato Brasileiro desde 2013, além do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

Em 2017, o Oeste mudou da cidade de Itápolis para Barueri devido à impossibilidade de atuar no Estádio Municipal dos Amaros, que estava vetado para receber partidas devido a falta de laudo do Corpo de Bombeiros e ao não cumprimento das exigências da Confederação Brasileira de Futebol.

O clube chegou  a ser sondado pela Red Bull, porém a empresa austríaca acabou optando por comprar o Bragantino.

Time montado em lentes de 42mm com arte semelhante à chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi.

Comentários