Esse é o Paris Saint Germain, da França. Por mais estranho que possa parecer para 90% dos brasileiros, o clube não foi fundado em 2017, mas em 1970, a partir da fusão entre Paris Football Club, criado um ano antes, e o Stade Saint-Germain, fundado em 1904.
A fusão desses clubes se deu por meio de uma iniciativa de vinte mil torcedores de futebol parisienses que queriam que Paris tivesse uma grande equipe, pois já naquela época o Red Star de Paris já não fazia boas campanhas há algum tempo. Para começar este projeto foi feita uma parceria com o Saint-Germain-en-Laye, que em 1970 subiu à II Liga Francesa. Logo na temporada de estreia, o Paris Saint-Germain ganhou o campeonato da II Liga, assim subindo à I Liga francesa.
Na sua primeira temporada na I Liga (1971-72), o clube ficou na 16ª posição, numa temporada marcada pelas disputas internas entre jogadores amadores e profissionais. Estes conflitos levaram a uma separação no clube, em maio de 1972, entre o Saint-Germain e os parisienses. Estes últimos juntaram-se ao CA Montreuil e permaneceram na I Liga com o antigo nome de Paris Football Club. Os germanois mantiveram o nome Paris Saint-Germain mas foram relegados, para a III Liga. Em 1973 o clube tornou-se profissional e na temporada 1973/1974 subiu à I Liga, na temporada em que o Paris FC desceu para a II Liga. Ironicamente, desde os anos 70 o Paris FC atua entre a segunda e a terceira divisão, vendo seus dissidentes crescerem.
Ao longo dos anos o PSG começou a conseguir bons resultados no campeonato e o primeiro troféu chegaria em maio de 1982 com a conquista da Taça de França sobre o poderoso Saint-Étienne, repetindo o feito na temporada seguinte, contra o Nantes. O primeiro campeonato francês foi ganho na temporada 1985-86 com uma equipe já recheada de estrelas.
O ano de 1991 foi marcante para o clube, que passou a ser patrocinado pelo canal privado de televisão Canal+, além da administração de Michel Denisot. Foram feitos grandes investimentos na equipe em busca da reconquista do campeonato francês, conquistado em 1993-94 com jogadores consagrados como como os brasileiros Raí, Valdo e Ricardo Gomes, o liberiano George Weah e o francês David Ginola.
Já no final da década de 90 e na primeira década do século XXI o clube passou por uma fase menos positiva apesar dos grandes investimentos na contratação de jogadores como Daniel Kenedy, Marco Pantelić, Laurent Robert, Ronaldinho, Mauricio Pochettino e outros.
Em 2007-08, Paris Saint-Germain lutou o tempo todo para não ser rebaixado, ficando a maior parte do tempo na parte debaixo da tabela, se salvando apenas nas últimas partidas.
Em 2011, a equipe foi comprada pela QSI (Qatar Sports Investment), um fundo de investimentos ligado ao governo do Catar, e seu CEO, Nasser Al-Khelaïfi, se tornou presidente do clube. Desde então dinheiro nunca mais for problema para o clube, que pôde contar com estrelas tanto na comissão técnica quanto em campo com jogadores como Alex, Maxwell, Motta, Lavezzi, Thiago Silva, Ibrahimovic, Beckham, Cavani, Marquinhos, Lucas Moura, Di Maria, Digne, Verratti, Draxler, Daniel Alves, Pastore e tantos outros.
Em agosto de 2017 o PSG comprou o jogador mais caro da história do futebol, o brasileiro Neymar, por € 222.000.000,00 (duzentos e vinte e dois milhões de euros). Nesta mesma temporada o clube contratou a principio por empréstimo e depois em definitivo o seu melhor jogador dessa nova fase, o francês Mbappé, que viria a ser campeão mundial pela França em 2018.
Além de várias outras contratações, em agosto de 2021 o PSG chocou o mundo ao fechar contrato com Lionel Messi, um dos maiores jogadores de futebol da história. O argentino foi contratado até o final do ano de 2023.
Antes da compra pela QSI o PSG tinha apenas dois títulos no campeonato francês, em 1985/86 e 1993/94. Desde a temporada 2012/13 o clube venceu quase todas as edições com exceção das temporadas 2016/17, vencida pelo AS Monaco, e 2021/21, vencida pelo Lille. Também venceu varias edições da Copa da França, porém até o momento segue sem nenhum título europeu - que vem sendo o grande objetivo do clube e dos seus donos nos últimos anos.
A Copa de 2022 foi bastante especial para o torcedor do PSG, com os dois melhores jogadores do time brigando pelo título em uma final alucinante - vencida pela Argentina, de Lionel Messi.
O novo modelo foi confeccionado com arte própria sob lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário