Esse é o São Paulo Futebol Clube, um clube poliesportivo brasileiro da cidade de São Paulo, capital do estado homônimo. Resistindo às péssimas administrações recentes, o clube ainda é um dos maiores do Brasil.
Fundado em 1930 em razão da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e uma grande parte dos jogadores e alguns membros da diretoria do Club Athletico Paulistano, que havia fechado o departamento de futebol em 1929. Conservando as tradições do passado, o uniforme da nova equipe seria branco e estamparia as faixas vermelhas e pretas em homenagem aos dois times fundadores.
O São Paulo ainda herdaria o campo pertencente à Associação Atlética das Palmeiras, a chamada Chácara da Floresta, razão pela qual hoje em dia a quem se refira a esse clube como São Paulo da Floresta, mas na época o clube não era chamado assim, até porque vários outros clubes já haviam jogado nessa praça esportiva. Em 1935, devido a atritos com a recém formada CBD, a diretoria deste "primeiro" SPFC decidiu se fundir ao Clube de Regatas Tietê e fechar o departamento de futebol.
Logo após o encerramento do clube, um grupo de sócios que não concordavam com essa fusão e alguns torcedores organizaram o Grêmio Tricolor, que no final de 1935 conseguiu fundar um novo clube com o mesmo nome, escudo e cores do antigo São Paulo, porém sem patrimônio, já que a sede e a praça esportiva do clube foi anexada pelo Clube Tietê.
Depois de jogar por alguns anos no Parque Antarctica e outras praças esportivas, o SPFC conseguiu comprar um terreno nas margens do Rio Tietê e montou seu primeiro estádio, que viria a se tornar o atual Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, mais conhecido como Canindé, que na década de 1950 foi vendido para a Portuguesa, quando o tricolor construía seu monumental estádio em um então bairro rural de São Paulo, o Morumbi.
Atualmente, o egoísmo e a total incompetência do seu conselho tem se esforçado em uma briga de egos e vaidades que está afundando o clube em dívidas e várias outras formas, ignorando o mau exemplo dado recentemente pelo Cruzeiro. O tricolor ainda é um dos clubes mais bem sucedidos do Brasil muito mais por seu passado do que por seu presente e, dentre seus principais títulos, destacam-se três Mundiais (recorde absoluto a nível nacional), três Copas Libertadores (recorde nacional compartilhado com Palmeiras, Santos e Grêmio), uma Copa Sul-Americana e seis Campeonatos Brasileiros. Com 12 títulos internacionais, é o terceiro clube da América do Sul com o maior número de troféus, ficando atrás somente de Boca Juniors e Independiente.
Nossa cidade está cheia de problemas, isso é fato, e um deles são os políticos oportunistas. Por isso em 2006 foi sancionada a lei municipal n.º 14229 na qual fica definido que no dia 16 de dezembro de cada ano será comemorado o "Dia Tricolor", homenageando, dessa maneira, a data de refundação do clube.
A nova versão foi feitas em lentes de 42mm no formato camiseta, conforme a antiga Sportec dos anos 80.
Com essa publicação completamos 3 anos ininterruptos de matérias diárias, sem falhar nem sequer por um dia desde 18 de janeiro de 2020, pode conferir. Durante esse tempo pude mostrar boa parte da coleção, sendo a grande maioria feita por mim mesmo, com muita dedicação e carinho.
Vou continuar postando itens da coleção, campeonatos e outros, mas não vou mais me obrigar a mostrar algo novo todos os dias.
Obrigado pela companhia até aqui e bons jogos!
Comentários
Postar um comentário