NAPOLI, DA ITÁLIA, DE ROUPA NOVA

Essa é a Società Sportiva Calcio Napoli,  um clube de futebol italiano, sediado na cidade de Nápoles, na região da Campania, no sul da Itália. Seu estádio, antes chamado de San Paolo, passou a se chamar Estádio Diego A. Maradona no final de novembro de 2020, logo após a morte do seu maior ídolo.

Entre os seus títulos mais importantes, a Napoli detém dois Campeonatos Italianos, seis Copas Itália, duas Supercopas Italianas e uma UEFA Europa League. Destes títulos, os dois italianos, uma Copa da Itália e a Copa da UEFA foram conquistados na época do maradona. 

Fundado oficialmente em 1926, o futebol chegou a cidade de Nápoles no início do século XX, por marinheiros. Em 1904, um grupo de marinheiros ingleses decidiram fundar um clube na cidade e assim nasceu o Naples Foot-Ball & Cricket Club. Dois anos depois, o Cricket Club foi retirado do nome, que ficou sendo apenas Naples Foot-Ball Club. Em 1912, o segundo clube da cidade foi fundado. Assim, surgiu o US Internazionale Napoli, e logo criou-se uma rivalidade entre esta instituição e a primeira a aparecer em Nápoles. Mas essa história de antagonismo não iria durar pois em 1922, pressionados por problemas financeiros, o Naples Foot-Ball Club e seu rival fundiram-se em apenas um clube, chamado Foot-Ball Club Internazionale-Naples, apelidado de FBC Internaples. Em 1926, a diretoria do clube decidiu alterar a identidade da instituição novament e assim o Internapoli tornou-se a Associazione Calcio Napoli.

Desde o início o clube passou por altos e baixo, enfrentando temporadas irregulares e rebaixamentos, porém eventualmente conseguindo um título. Antes da década de 80 o clube havia conquistado duas copas da Itália e um campeonato italiano série B. 

A década de 1980 foi a mais vitoriosa da história do clube. Em grande parte, isso se deve à contratação do maior craque do futebol argentino até hoje, Diego Maradona, em 1984. Aos poucos, a equipe foi se ajeitando e melhorando o time até que na temporada 1986/87, sob o comando do craque argentino, o Nápoles ganharia seu primeiro scudetto. No mesmo ano, o clube napolitano ainda venceu sua terceira Copa da Itália, derrotando o Atalanta por 4 a 0 na final. 

Na temporada 1988/1989, a equipa do sul da Itália jogou a Copa da Uefa. O clube chegou à final da competição e, com uma vitória por 2 a 1, com golos de Maradona e do brasileiro Careca, e um empate por 3 a 3, derrotou o Stuttgart, da Alemanha, e conquistou seu primeiro e único título europeu. 

Em 1989/1990, o Napoli conquistou seu segundo título italiano. Um ano depois, o craque Maradona foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaína e expulso do clube. Nessa época, o clube já sofria crise financeira.

Voltando há um longo período de fortes instabilidades, em agosto de 2004, com uma dívida gigantesca, a equipe foi à falência e deixou de existir. Graças aos esforços do produtor cinematográfico Aurelio de Laurentiis, o clube ressurgiu, agora com um outro nome: Napoli Soccer. O novo clube começou por baixo e foi escalando as divisões inferiores até conseguir o acesso à Série A na temporada 2006/2007, onde se mantem desde então. Ainda em 2006 o nome do clube voltou a ser Società Sportiva Calcio Napoli.

Na Temporada 2013/2014, conquistou o quinto título da Copa da Itália, ao vencer a Fiorentina por 3 a 1 e em 2014, o clube venceu a segunda Supercopa da Itália da sua história, batendo a Juventus.

Em 17 de junho de 2020, derrotou a Juventus na final da Copa da Itália e conquistou assim o seu 6° título da competição. 

Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria.

Comentários