SELEÇÃO DA GUIANA

Essa é a seleção guianense de futebol, que representa a Guiana nas competições de futebol da FIFA e da CONCACAF. A Guiana poderia estar fazendo as eliminatórias para a Copa do Mundo junto com as seleções da América do Sul, cuja representante é a CONMEBOL, porém como é filiada à CONCACAF, disputa sua vaga contra os países da América Central, América do Norte e Caribe.

Sem grande tradição no futebol, a Guiana nunca chegou à fase final da Copa do Mundo. Disputa a Copa do Caribe, onde sua melhor colocação foi um terceiro lugar, e a Copa Ouro, onde conseguiu se classificar apenas duas vezes.

Em 2017 a Guiana Francesa se envolveu em uma polêmica e contrariou Fifa ao escalar o frabcês Malouda em um jogo oficial. Nascido na Guiana Francesa, Malouda tem a cidadania francesa e defendeu a França em 80 partidas oficiais, incluindo a Copa de 2006. Pelo regulamento da Fifa, portanto, ele é proibido de defender qualquer outra seleção. Porém  em junho deste ano, ele jogou pela Guiana a Copa do Caribe, uma competição regida apenas pelas regras de elegibilidade da CONCACAF. Aos 37 anos, o jogador ex-Lyon e Chelsea foi fundamental na campanha que terminou na inédita terceira colocação - e que deu o direito à equipe de disputar a Copa Ouro.

O problema foi que a Copa Ouro segue o regulamento da Fifa. Ainda assim, Malouda foi convocado e integrado à delegação que está nos Estados Unidos, país-sede do torneio. Na primeira partida, derrota por 4 a 2 para o Canadá, ele não foi relacionado. Mas no empate em 0 a 0, ele foi titular e jogou todos os 90 minutos. Resultado: a seleção acabou sendo punida com derrota por W.O. - ou seja, pelo placar de 3 a 0 - multada e viu sua principal estrela ser suspensa, o que causou a eliminação da equipe.

Na Copa Ouro de 2019 o técnico jamaicano Michael Johnson inovou e convocou doze jogadores de origem inglesa, três canadenses, um norte-americano e um holandês, enquanto os outros cinco atletas nasceram em território guianense. Em um grupo com Estados Unidos, Panamá e Trinidad e Tobago, a Guiana caiu na primeira fase após um empate e 2 derrotas, ficando em 13º lugar na classificação geral.

Nossa versão foi montada em lentes de 42mm.

Comentários